Digital influencers

Dicas Para Tornar Conteúdo Viral

By  | 

Hi Beautis! Dicas Para Tornar Conteúdo Viral!

Dicas Para Tornar Conteúdo Viral!

Quando escrevemos para a Internet queremos que o nosso conteúdo alcance a maior audiência possível. Para começar é crucial que o mesmo tenha qualidade e que entregue valor para quem lê. Todavia, podemos potenciar a sua propagação de outras formas, Inspira-te nas próximas dicas e faz o teu conteúdo chegar a mais pessoas.

Dicas Para Tornar Conteúdo Viral

1 – Sê o primeiro a dar a noticia

Se existe uma novidade no segmento em que operas, não percas tempo e transforma essa novidade em conteúdo. Pode ser no teu blog, canal de youtube, instagram, ou outra rede social que uses mais.

2  -Sê autentico e criativo

Podes estar inserido num segmento muito competitivo, como o da beleza, por exemplo. Mas irás marcar a diferença com a tua autenticidade. Aborda o tema à tua maneira, e não tenhas medo de mostrar quem tu és. As pessoas seguem-te precisamente por gostarem da forma como abordas as temáticas.

3 – Conhece o teu target

É muito importante saberes quem são as pessoas que te seguem. Até podes fazer uma ideia de quem são, mas aposto que te vais surpreender quando fores analisar as estatísticas. Tens várias ferramentas que te podem ajudar a fazer esta análise, como o Google Analytics.

Dicas Para Tornar Conteúdo Viral

4 – Marketing Relacional

Interage com o teu público e cria uma relação com eles. Hoje quando as pessoas seguem um blog esperam tudo menos que a linguagem seja corporativa. Esperam um registo de comunicação informal e humanizado.

5 – Mantém-te actualizado

Alimentar uma rede social requer autoridade mas também pesquisa e estudo continuo. É importante que te actualizes na área em que operas para que possas entregar conteúdo actualizado.

6 – Conteúdo de valor

Entrega conteúdo de qualidade, dá dicas úteis, estratégias de resolução de problemas e recursos que agreguem valor ao teu público-alvo. As pessoas gostam de partilhar temas com os quais se identificam e que considerem útil.

7 – Quantidade

Quando decides escrever sobre um tema no teu blog é importante que desenvolvas um texto que seja realmente útil. Eu sei que vais levar a tempo a escreve-lo, mas se queres alavancar a tua presença online, é importante que te dediques. Um artigo no blog com mais de 2000 palavras, tem o dobro de probabilidade de ser partilhado, comparativamente a um artigo com menos de 1000 palavras. Porém, não escrevas só por escrever, pois se o fizeres não vais conseguir ter a atenção do teu leitor até ao final do artigo.

Dicas Para Tornar Conteúdo Viral

8 – Listas

As pessoas adoram listas! Esta forma de estruturares o conteúdo vai facilitar na leitura e compreensão do mesmo. Se operas no segmento da beleza, experimenta fazer artigos com os seguintes títulos: As minhas 5 bases preferidas; Os meus 10 produtos de beleza preferidos. Em tempos grave um video para o YouTube que respeitou esta dinâmica. O titulo foi: 23 coisas que deves saber antes de ires à Tailândia.

9 – Imagens

Quando crias conteúdo o uso de imagens pode ajudar muito a tornar a postagem mais viral. A probabilidade de o conteúdo ser partilhado é duas vezes mais comparativamente a um conteúdo sem imagem.

10 – Titulo

O titulo é como um para-quedas! Se os teus leitores não clicarem tudo estará perdido! É através do titulo que os teus seguidores vão mensurar até que ponto o assunto lhes interessa ou não. Sê criativo e apelativo.

Dicas Para Tornar Conteúdo Viral

11 – Reforça com fontes credíveis

Quando abordas um tema é importante que faças referencia a entidades credíveis, de modo a sustentar aquilo que estás a dizer. Jamais copies textos que não são teus! Os algoritmos detectam saco o faças, e a tua reputação vai por ali a baixo! Sê autentico e se quiseres mencionar um texto, ou uma frase que não são teus, informa os teus leitores quem é o autor.

12 – Emoções

Apela às emoções! A neurociência comprova que as emoções estão na base das decisões que tomamos na nossa vida. Não tenhas receio de mostrar a tua personalidade e as tuas características, aborda os temas como se estivesses a falar com um amigo, com uma linguagem leve e simples.

13 – Gatilhos mentais

São expressões que de alguma forma tem um efeito sobre os leitores. Esta técnica é muito recorrente em textos de venda, pois é importante guiar o leitor até que ele tome a decisão de compra. As pessoas adoram ser desafiadas, por exemplo: ” Só 30% das minhas seguidoras usam o tom de base certa, será que tu também?”. Conteúdos que façam uso de gatilhos mentais têm mais 15% de probabilidade de serem partilhados.

Dicas Para Tornar Conteúdo Viral

14 – Storytelling

Em outros artigos aqui do blog, e mesmo no YouTube, já falámos várias vezes da importância do storytelling. Depois de analisarmos vários conteúdos virais, constatamos que a maioria recorria a esta técnica de escrita. Esta forma de narrativa é basicamente a arte de saberes contar uma história. Funciona muito bem pois todos queremos saber como a história termina. E por outro lado, ficamos presos ao conteúdo até lá chegar. Desta forma o leitor fica impactado, seja pelo surpreendente fim da historia, uma narrativa cativante e inteligente ou pela lição de moral que a historia continha. Dicas Para Tornar Conteúdo Viral Dicas Para Tornar Conteúdo Viral Dicas Para Tornar Conteúdo Viral

15 – Utilidade

Muitos dos conteúdos que viralizaram abordavam temas úteis. Por exemplo, dicas que estejam relacionadas com assuntos que te facilitarão em tarefas diárias, como dicas de organização. Neste formato aposta em listas e em imagens que dêem suporte aquilo que estás a partilhar.

Dicas Para Tornar Conteúdo Viral

Poderás ter interesse: Estratégia digital – 5 recursos cruciais; 6 Dicas para o teu blog crescer e Segredos para um blog de sucesso – 11 sites úteis.

(Visited 152 times, 1 visits today)

5 Comments

  1. A Maria da Organização

    12 Abril, 2018 at 9:35 am

    Bom, muito bom e útil. Obrigada pela partilha

  2. Ana Beatriz Pereira Martins

    15 Abril, 2018 at 11:40 am

    Adorei o post até porque também sou da área de Marketing e estes temas interessam-me muito!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/04/ootd-75-casual-chic.html

    Beijinhos ♥

  3. Marisa Cavaleiro

    8 Maio, 2018 at 6:59 am

    Eu faço talvez o storytelling.
    Kisses
    Marisa

    marisasclosetblog.com

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.