Digital influencers

Como divulgar o meu blog

By  | 

Hi Beautis! Como divulgar o meu blog!

Como divulgar o meu blog!

Neste artigo vamos dar-te algumas dicas de como podes divulgar o teu blog. Ter uma estratégia de divulgação bem montada e assertiva, fará uma enorme diferença na capacidade de alcance. Tens ao teu dispor várias formas de divulgação. Cada uma

Como divulgar o meu blog

1. Email Marketing

É uma ferramenta muito útil.  Basicamente aqui terás a tua lista de emails da tua audiência e com uma regularidade estipulada por ti envias um email com as novidades. Se ainda não trabalhas com lista de email recomendo muito que o faças. Existem várias plataformas de email Marketing gratuitas, como por exemplo: constantcontactaweber e o mailchimp. Cria a tua lista de emails, e lembra-te que a quantidade não importa. Do que vale teres muitos contactos se os mesmos não têm interesse no teu conteúdo? Sê criativo na construção deste email. Entrega conteúdo que acrescente valor a quem recebe.

2. SEO

Escrever bem, ter sensibilidade gráfica, e ter um vocabulário extenso, não são atributos suficientes para ter um blog de sucesso. Para o blog esteja bem posicionados nos motores de busca, é necessário agradar ao algoritmo. É crucial falarmos do SEO, Search Engine Optimization. SEO é uma ferramenta do  Marketing Digital que visa optimizar o blog ou um site. O intuito de ter um blog optimizado é conquistar uma boa posição nos motores de busca como o Google. É importante mencionar, que esta optimização irá resultar num melhor posicionamento de pesquisas orgânicas.

3. Escrever bem

Antes de lançares um artigo revê-o. Escreve de forma livre, e depois arruma as palavras com o seguinte esquema: introdução, desenvolvimento e conclusão. É habitual vermos em vários blogs artigos muito pequenos. Se decides escrever sobre determinado assunto, certifica-te que irás entregar conteúdo de qualidade para quem o vai ler.

Como divulgar o meu blog

4. Redes Sociais

Divulgar os teus conteúdos nas redes sociais resulta muito bem. Sempre que fizeres um novo post partilha nas redes sociais que usas. Aquilo que aconselhamos a fazeres, é seres selectivo nas mesmas, de modo a adequares o conteúdo à rede social em questão. É importante que adaptes o conteúdo à rede social que estás a usar. Vamos passar a um exemplo: Publiquei um vídeo no meu canal de YouTube. O mesmo era sobre: como fazer caracóis no cabelo em três minutos. Partilhei na minha fanpage que tinha acabado de publicar o vídeo. Para esta comunicação optei por fazer um teaser de vinte segundos. Este formato permitiu-me comunicar rapidamente qual era o teor do meu mais recente vídeo.

5.  Grupos no Facebook

Outra coisa que funciona muito bem é partilhar em grupos no Facebook. Os grupos assumiram no último ano um papel preponderante na comunicação nesta rede social. Procura grupos temáticos e partilha com as pessoas daquele grupo o teu conteúdo mais recente. Convido-te a participares no nosso grupo que é o Sou Blogger / Youtuber. Caso queiras pertencer um grupo apenas de mulheres, onde o intuito é partilha de conhecimentos e de ajuda mutua, tens o Grupo de mulheres para mulheres.

6. Comentar outros blog´s

Interagir com a comunidade de bloggers é muito importante. Ajuda-te a estar actualizado sobre o que se passa na blogosfera escreve. É importante que os comentários tenham interesse genuíno. A meu ver de nada serve comentar com o único intuito de fazer spam. Esta estratégia muitas vezes até é mal vista e pouco eficaz. O comentário deverá ter um enquadramento seguindo a linha de raciocínio daquilo que está a ser comentado. E no final do comentário, não há nada de errado em deixar um link para o teu blog. Bom senso e moderação são as palavras-chave aqui.

Como divulgar o meu blog

7. Guest posts

Escrever guest posts para blogs que têm um público similar ao seu é uma excelente forma de divulgar um blog. Esta estratégia permite ter um maior alcance de divulgação. Esta troca de conteúdo ajuda a construir credibilidade. Outra consequência é o reconhecido como autoridade no assunto em questão.

8.  Temas quentes

É normal que abordes um tema em especifico no teu blog e que desenvolvas todo o conteúdo em torno disso. Estar atento às novidades é crucial.  Desta forma, serás um dos primeiros a criar conteúdo sobre o tema.

Como divulgar o meu blog

9. Newsletter

As redes sociais são excelentes propagadoras da nossa mensagem. Vale a pena lembrar, que estas plataformas não são nossas. E não temos qualquer tipo de poder para decidir o seu futuro. De um momento para o outro determinada rede social pode deixar de existir. Ter uma lista de email própria torna-se deveras importante. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, enviar um email é altamente eficaz, e a probabilidade de alguém abrir o teu email é altíssima. Como divulgar o meu blog Como divulgar o meu blog

10. Optimiza o teu blog

É importante que toda a organização visual do teu blog esteja arrumado e limpo. Deve ser agradável à vista e não conter informação em excesso. Quando gerares um link certifica-te que ele é fácil de ler, evita links com muitos números. Nunca copies textos de outros sites ou blogs, o Google penaliza quem copia conteúdo. Como divulgar o meu blog Como divulgar o meu blog

Como divulgar o meu blog

Poderás ter interesse: Como criar um blog e Como escrever para a Internet.

(Visited 91 times, 1 visits today)

2 Comments

  1. Né Simões Correia

    9 Abril, 2018 at 4:24 pm

    Gostei boas dicas, vou usá-las

  2. Catia

    9 Abril, 2018 at 6:00 pm

    Dia 19 de Abril vou começar uma formação de Marketing Digital a ver se aprendo mais dicas mas as que li agora já são muito úteis! Já dou usoa algumas mas ainda não tenho a procura que gostaria mas sou persistente e vou continuar a batalhar.

    Blogue Meraki
    Redes sociais: Facebook || Instagram

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *