Digital influencers

Se tens um blog, não cometas estes erros

By  | 

Hi Beautis! Se tens um blog, não cometas estes erros!

Se tens um blog, não cometas estes erros!

Manter um blog é também cuidar do seu posicionamento e reputação. O posicionamento define o lugar que tu ocupas na mente dos leitores, comparativamente aos outros blogs. A reputação apresenta alguns componentes fundamentais, é uma avaliação das acções que determinada organização constroem. Esta traz alguma expectativa sobre comportamentos futuros. Está relacionada com notoriedade, carácter, ética, valores, entre outros. Ter um blog é também construir uma imagem de confiança e de integridade. Neste artigo fizemos um levantamento de alguns erros que podem trazer como consequência penas demasiado pesadas, está atento!

Se tens um blog, não cometas estes erros

1 – Transparência

Os blogues e canais de YouTube surgiram numa altura em que se verificava uma grande saturação nos grandes canais de Comunicação. As marcas falavam sobre si próprias, e evidentemente que falavam bem. O consumidor encontrou nestes canais mais caseiros, uma ferramenta para obter opiniões sinceras e transparentes sobre produtos e serviços. O eixo de Comunicação que nasceu aqui foi o designado C to C, ou seja, Consumer to consumer. Até então só se conhecia o Business-to-consumer e o Business-to-business. Houve uma grande adesão e um franco crescimento destes canais, devido às características nunca observadas até então. Opiniões sinceras, e o consumidor a falar para outros consumidores. Posições imparciais e genuínas. Tendo em consideração a origem do que hoje chamamos digital influencers, é importante que se mantenha o busílis deste canal. Senão corremos o risco de criar uma mutação no ADN deste fenómeno.

Se tens um blog, não cometas estes erros

2 – Conteúdo proprietário

Se decides falar sobre um determinado tema no teu blog em que não estás muito à vontade, faz um planeamento antes. Faz um guião, e estuda sobre o tema. Copiar conteúdos de outros sítios recorrentemente não é de todo uma estratégia que possas adoptar. Por outro lado, o algoritmo do Google consegue identificar conteúdos que são copiados, e penaliza os sites / blogs que o fazem.

3 – Imagens desenquadradas

A estética que o teu blog apresenta é também uma forma de comunicação. A identidade visual do teu blog deve estar alinhado e agradável para quem o abre.

Se tens um blog, não cometas estes erros

4 – Imagens com má qualidade

As imagens que usas para ilustrar um artigo que escreveste têm um papel importantíssimo. Para além de elucidarem o leitor conectam-no de uma forma mais fácil ao tema que escreveste. procura usar imagens com boa qualidade e adequadas ao tema abordado. Caso uses imagens tuas tem algum cuidado antes de as publicares. Caso contrário, tens imensos bancos de imagens gratuitas tais como: pixabayfreepik e o morguefile.

5 – Texto desalinhado

Quando terminares de escrever o artigo alinha o texto. Visualmente fica mais agradável e em concordância com a restante identidade visual. Por outro lado, o texto alinhado facilita na leitura.

Se tens um blog, não cometas estes erros

6 – Tipo de letra

Há uns anos era muito comum fazer uso de letterings chamativos e até de difícil leitura. Procura usar um tipo de letra simples e que fundamentalmente, seja de fácil leitura. Se tens um blog, não cometas estes erros Se tens um blog, não cometas estes erros 

7 – Lateral poluída

De uma forma geral, todas as plataformas para construir um blog, têm várias opções de gadgets. Não te deixes encantar pela quantidade de aplicações que tens à tua disposição. Muita informação torna-se em poluição visual. Se vendes espaço no teu blog para marcas anunciarem, certifica-te que o mesmo tem uma dimensão equilibrada, caso contrário, poderá comprometer a boa imagem do teu blog.

 

8 – Criar um blog com a expectativa de vir a ganhar algo

Construir um blog que esteja bem rankeado nas pesquisas orgânicas do Google, e que seja uma fonte de entrega de conteúdo de qualidade para quem lê, não é tarefa fácil, e demora a ser conquistado. Se por um lado temos de conquistar o leitor, que é uma massa orgânica e real, também temos de conquistar a máquina. Esta última faz uso de métricas muito sensíveis que de uma forma articulada, determinam a qualidade de um blog. Conquistar um posicionamento firme e de qualidade demora imenso tempo, e é uma conquista que tem de ser constantemente alimentada.  Iniciar um blog é algo que requer algumas competências, mas a meu ver, a mais importante delas todas, é o amor e paixão. São características cruciais, pois são elas que te farão ser resiliente nos momentos em que o retorno é nulo. Se tens um blog, não cometas estes erros

Se tens um blog, não cometas estes erros

Espero muito que tenhas gostado destas dicas. Qualquer dúvida podes deixar nos comentários, ou adere ao nosso grupo no Facebook.

Poderás ter interesse: Como escolher a palavra chave e Como escrever para a Internet.

(Visited 30 times, 1 visits today)

13 Comments

  1. Neuza

    23 Fevereiro, 2018 at 4:56 pm

    Como sempre , fantástico

  2. Elisa Alecrin

    23 Fevereiro, 2018 at 5:04 pm

    Artigo muito interessante, sincero e bem redigido. Parabéns 😉

  3. Catarina Sofia

    23 Fevereiro, 2018 at 7:14 pm

    Como sempre, excelentes dicas! Nos primordios do meu blog eu adorava as letras todas estranhas que o blogger possui hoje em dia detesto!

  4. Blog Chá das cinco

    23 Fevereiro, 2018 at 8:47 pm

    Bom artigo. As vezes é preciso ler novas formas de nos organizar para fazer um trabalho melhor. Obrigada pelas dicas

  5. Marta Machado

    23 Fevereiro, 2018 at 9:30 pm

    Belas dicas!! Obrigada 😉

    Bjinhos
    http://Www.maenatureza.pt

  6. cidália Sola

    23 Fevereiro, 2018 at 10:40 pm

    Gostei muito das dicas linda.

    Beijinho

  7. Mariana Madureira

    10 Março, 2018 at 11:34 am

    Adorei as dicas!! Muito Obrigada pela partilha!

    Blog: http://bolacha-mariaa.blogspot.pt/
    Projeto: http://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.pt/

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.