Espiritualidade e estilo de vida

Meditação: O que é, e como fazer

By  | 

Hi Beautis! Meditação!

Meditação: O que é, e como fazer!

Um dos maiores obstáculos que tive para iniciar a fazer meditação foram as ideias preconcebidas que eu tinha sobre a mesma. Pensava que meditar era parar a mente. Desligar os meus pensamentos e emoções, estar só plena, estática, e sem actividade cerebral. Esta ideia prendeu-me durante muito tempo, e não me deixava avançar e desenvolver esta intenção. Achava que era uma tarefa deveras difícil, então nem quis começar!

Estudo muito sobre o assunto meditação, e outras ideias que envolvem a espiritualidade e desenvolvimento pessoal. Numa das minhas pesquisas encontrei a Monja Coen, uma inspiração e referência no Budismo. E foi ao ler o que ela defende, e a assistir a muitas palestras dela que dei o primeiro passo na prática da meditação.

A meditação é sobre a mente humana, é ir além daquilo que nos limita. Se reparares é cómodo limitarmo-nos a algo, ter pena de nós próprios e arranjar desculpas para não fazer isto e aquilo. Como romper e ir além? O que podemos fazer a respeito de uma limitação que temos ou que criamos? Vamos sentar e observar a própria mente! Não é observar o mar, a lua, nem os pássaros, é observar e olhar em profundidade a minha mente, a minha respiração e os meus pensamentos.

Meditação

Monja Coen explica num vídeo o que é a meditação Zazen. Aconselho que vejas o vídeo e que reproduzas à tua maneira. Porém, vou deixar aqui alguns passos:

Ambiente tranquilo

É importante que estejas num local confortável e arrumado. A temperatura deve ser amena. Se for em dias frios até podes tapar as pernas com uma mantinha ou vestir um robe quentinho. Desliga o teu telemóvel e garante que não serás incomodada durante aqueles minutos.

Almofada e mãos

Senta-te sobre uma almofada fofinha. Coloca as mãos palma com palma, ou então escolhe uma posição confortável. O mais importante é que estejas bem. Cumprimenta o local e relaxa.

Equilíbrio e respiração

Dobra as pernas de forma confortável, e encontra uma posição que assente numa base de equilíbrio. Respira naturalmente e de forma consciente.

Observa a mente

Os teus pensamentos vão invadir a tua mente, isso é perfeitamente normal. Não te apegues a nenhum deles, deixa-os passar pela tua mente, mas sem te apegares a eles.

Agradece

Agradece e vai movimentando o teu corpo suavemente até que te possas levantar.

Meditação

Aproveita sobretudo este momento para estares contigo própria. Concentra-te no momento presente, no aqui e o agora! Tenta acalmar a tua mente e procura estar plena. Diz a ti própria que está tudo bem, tudo está bem! Os pensamentos não te vão largar, não te preocupes, isso é super normal. Apenas não invistas nele, deixa-o ir.

A prática de meditação traz muitos benefícios como redução da ansiedade, reduz a negatividade, ajuda a tratar depressão, promove o bem-estar, a pressão arterial fica equilibrada e sobretudo é uma pratica que te ajuda a conhecer o teu Eu melhor.

Meditação

Para escrever este artigo recorri ao meu Eu, e à querida Monja Coen que é uma inspiração encantadora. Baseei-me em particular nestes vídeos: O que é meditar e Como meditar.

(Visited 91 times, 1 visits today)

5 Comments

  1. Susana

    5 Fevereiro, 2018 at 10:16 am

    Obrigada pelo post … isto é um coisa que eu preciso mesmo de começar a fazer , a minha médica de família e a minha dentista já me disseram para fazer isto varias vezes , mas penso sempre que não consigo então nem experimento. Mas vou ver estes vídeos e ver se consigo fazer 😊 obrigada mais uma vez ❤️ Beijinhos grandes

  2. Ana Beatriz Pereira Martins

    5 Fevereiro, 2018 at 5:36 pm

    Nunca fiz, mas adorei ler o post e saber como fazer se algum dia sentir necessidade!!

    Novo post: https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/02/dream-trip-ultimo-dia-em-roma-ootd-68.html

    Beijinhos ♥

  3. Ester

    5 Fevereiro, 2018 at 10:53 pm

    É tão importante a meditação, todos devíamos fazer, todos os dias tal como um desporto! Continuo a adorar o conteúdo do teu blog, Neuza!

    She Walks Blog

  4. Josi Anacleto

    11 Fevereiro, 2018 at 12:57 pm

    Adoro os videos da Monja Coen! São muito inspiradores sempre. A meditação realmente pode mudar a nossa mente. Desde que comecei me senti muito melhor e tranquila! Gostei muito do post, beijos!

  5. Ana

    17 Março, 2018 at 10:49 pm

    Simplesmente plenitude! <3

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.