Digital influencers

Dicas blog: 10 estratégias que funcionam

By  | 

Hi Beautis! Dicas blog!

Dicas blog: estratégias que funcionam!

Às vezes começar um blog parece complicado, e sentimos que não temos mão para tudo. Vai com calma, o teu blog é um projecto para ir sendo construído, quase como a sagrada família em Barcelona. Na verdade, ele vai estar sempre a sofrer alterações, seja de design ou de conteúdo, é algo orgânico e tal como nós, sempre em busca de mais conhecimento. Não te esqueças que isto é para ser divertido, mas evidentemente que pode ser encarado, em simultâneo, como algo profissional e com estratégias bem definidas. Neste artigo partilho contigo algumas dicas que funcionam. O ideal é ires bebendo vária informação, e encontrares o teu equilíbrio. Dicas blog Dicas blog Dicas blog

Dicas blog

1. Dedica tempo e energia

Se queres que o teu blog cresça tens mesmo de o encarar com muita seriedade, e isso passa por inserires as tarefas inerentes a ele na tua vida. No inicio parece que estás a escrever para o vazio, e que ninguém o está a ler, mas acredita em mim, age como se já tivesses uma grande audiência.

2. Investe no teu blog

Como falamos no primeiro artigo desta serie, podes ter um blog profissional por uma média de 7€. É importante que tenhas um domínio próprio. Se puderes investe também num alojamento. Relativamente ao layout as plataformas gratuitas para construção de blogs oferecem ideias muito boas grátis. Todavia, com o tempo, pensa em investir numa imagem proprietária, para além de estares a criar um projecto único, ele terá um aspecto único, e mais ninguém terá aquela imagem.

3. Criar um logótipo

Parece uma tarefa complicada mas não é. Se não tens muito jeito para a criação de um logótipo poderás optar por algo simples, mas ainda assim, profissional. Podes ter um logo apenas com lettering ou então recorrer a sites onde o possas construir de uma forma muito fácil. O designevo é um site onde o podes fazer muito fácil.

Dicas blog

4. Aprende SEO

Sem bem que parece um bicho de sete cabeças, mas segue o meu raciocínio: qual é o maior compromisso do Google? É entregar conteúdo de qualidade a quem procura determinado assunto, certo? Se estás a escrever sobre um tema põe-te do lado de quem vai consumir esse conteúdo e investe num bom texto. Dedica-te, entrega conteúdo de qualidade e informa realmente quem te vai ler. O Google tem um algoritmo que consegue detectar a qualidade destes conteúdos.

5. Constrói a tua marca

Existem várias técnicas para decidires quem vais ser tu no digital. Essencialmente visualiza quem será o teu target e cria uma imagem que vá de encontro aos gostos deste segmento. Mesmo que vás comunicar com várias pessoas de várias idades, foca-te no segmento onde apostarás mais. A nível gráfico ter uma marca vai ajudar muito, as pessoas vão reconhecer o teu trabalho facilmente se os habituares a uma imagem constante.

6. Cria uma lista de emails

Evita ao máximo fazer spam, mas cria uma rotina e envia um email à tua audiência para contares as novidades e aguçares a curiosidade para que vejam o conteúdo que criaste. Por outro lado, terás uma ligação mais directa com quem te assiste.

Dicas blog

7. Conteúdo é ouro

Estamos numa época em que as pessoas escrevem no google aquilo que procuram saber mais. Cria conteúdo de interesse e dedica-te mesmo a ajudar a resolver os problemas que a tua audiência procura resolver na Internet.

8. Não copies

É a pior coisa que podes fazer. Pelos motivos óbvios acho que estarás sensibilizada porque não deves copiar. Contudo, há outra agravante, o Google consegue identificar que copiaste, e por consequência, não colocará o teu artigo bem contado na lista de pesquisas. Não tem mal nenhum procurares inspiração, mas aquilo que eu faço após me ter inspirado em algo é seguir um esquema que me ajuda muito a criar bons textos:

  1. Inspiraçao
  2. Fazer uma pesquisa sobre o tema
  3. Estudar o tema
  4. Acrescentar com os meus conhecimentos
  5. Escrever um conteúdo interessante

9. Responde à tua audiência

Por pouco tempo que tenhas, reserva uns minutos para responderes a quem dedicou uns minutos da sua vida para falar contigo. É importantíssimo criares e alimentares este vinculo. E por outro lado, o que seria de nós sem estas pessoas? No meu caso pessoal, esta tarefa dá-me muito gosto, adoro falar com quem me lê, e fico muito grata por estas pessoas terem escolhido o meu blog para comentar e ler. O mundo está cheio de blogs, por isso, vamos mimar e sobretudo, respeitar quem nos motiva a apoia!

Dicas blog

10. Sê tu próprio

Parece cliché, mas sê tu própria, as outras pessoas todas já existem e tu és única! Este passo é muito importante. Eu adoro este meu cantinho, e para mim é mesmo um bebé. Acho que um dos motivos de eu ter esta ligação tão especial, é pelo facto de eu ser eu própria aqui, então sinto-me muito confortável a ser eu!

Espero muito que este conteúdo te tenha sido útil.

Se há algum tema em que tens dúvidas, não te esqueças de partilhar comigo que eu posso escrever sobre isso e ajudar-te!

(Visited 51 times, 1 visits today)

4 Comments

  1. MyWonderland

    1 Fevereiro, 2018 at 5:31 pm

    Adoro os teus posts Neuza! Ajudam-me imenso! 😊 Beijinho grande 😘

  2. Pirilampos em Marte

    1 Fevereiro, 2018 at 6:01 pm

    Excelentes dicas Neuza 🙂

    Beijinhos
    http://www.pirilamposemarte.com

  3. Ana Beatriz Pereira Martins

    2 Fevereiro, 2018 at 3:42 pm

    Obrigada pelas tuas dicas, são as melhores!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/02/dream-trip-primeiro-dia-em-roma-ootd-65.html

    Beijinhos ♥

  4. Joa

    Joa

    5 Fevereiro, 2018 at 10:55 am

    Sempre com as melhores Dicas <3
    Beijão no coração

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.