Viagens

23 Coisas que deves saber antes de ires à Tailândia

By  | 

Hi Beautis! Coisas que deves saber antes de ires à Tailândia!

23 Coisas que deves saber antes de ires à Tailândia!

Em Abril de 2016 fomos pela primeira vez à Tailândia. Foi uma viagem de 15 dias, e concebida por um operador turístico. Não tenho palavras para descrever as sensações que tivemos naquele país. Ficamos completamente deslumbrados. O choque cultural foi delicioso, era tudo tão diferente, e ao mesmo tempo, aquela terra fazia-nos sentir em casa. Em Dezembro de 2017 voltámos à Tailândia, mas desta vez sem operadores turísticos, aliás, o nosso intuito não era fazer turismo, mas conhecer realmente a Tailândia. Foi uma estadia de 2 meses, onde o intuito era conhecer o país, sem que fossemos turistas. No canal do YouTube partilhamos toda esta aventura, poderás ver por lá vídeos desta estadia, como a de 2016. Neste artigo fizemos um levantamento de curiosidades tailandesas.

Coisas que deves saber antes de ires à Tailândia

1 – Monarquia

A Monarquia da Tailândia é uma monarquia constitucional do Reino da Tailândia. O Rei assume o papel mais alto do país. O antigo Rei, Bhumibol Adulyadej esteve no trono 70 anos, o reinado mais longo de toda a história.

2 – Não usam faca

É habitual usarem facas quando estão a cozinhar, porém, quando a mesa é posta a faca fica de parte. A refeição é feita com colher e garfo. Não sei a explicação oficial, contudo, arrisco a afirmar que esta ferramenta torna-se desnecessária pois os pratos Tailandeses vem por si só muito arranjados e em parcelas pequenas. E a faca torna-se desnecessária.

Coisas que deves saber antes de ires à Tailândia

3 – Baht / Respeitar o dinheiro

A moeda Tailandesa são os Baht. 40 Thai Baht´s equivalem a 1 euro. Notas e moedas devem ser respeitadas, pois nelas temos imagens da realeza.

4 – Criticar o rei

O Rei é a alma da nação, e muito acarinhado por todo o povo Tailandês. Ofender o Rei ou até mesmo critica-lo pode trazer uma pena bem pesada. As penas variam entre os três e os 15 anos de prisão, e, esta lei estende-se a qualquer cidadão, de qualquer nacionalidade.

Coisas que deves saber antes de ires à Tailândia

5 – Drogas

O consumo e o tráfico de drogas pode ter como consequência a pena de morte.

6 – Beber água

A água que corre pelos canos da Tailândia é potável. Contudo, devido à rede ser bastante antiga, os canos libertam partículas que poderão ser nocivas à saúde. Por todo o país é comum ver máquinas de venda de água. Esta água é tratada por osmose e é muito barata.

Coisas que deves saber antes de ires à Tailândia

7 – Templo tapar ombros / Pés

Os templos são lindíssimos, e locais onde se pode experienciar uma sensação de paz. Local de culto à espiritualidade, é aconselhável entrar de ombros e pernas tapadas. À entrada deixa os teus sapatos para que possas entrar descalço. Os pés são a zona do nosso corpo mais suja, por isso, é comum entrar descalço em vários locais, como por exemplo as casas particulares.

8 – Curiosos

Os tailandeses são muito curiosos. A juntar a esta curiosidade temos uma característica que eu considero deliciosa neste povo. Eles têm uma espontânea e natural vontade de ajudar o próximo. Sem esperar nada em troca, simplesmente ajudar!

Coisas que deves saber antes de ires à Tailândia

9 – Respeitar natureza / lixo

É a escolha número 1 no que se prende à escolha de turismo de praia. Pessoas de todo o mundo escolhem este país para passarem as suas férias. É nossa responsabilidade ter cuidado com o nosso lixo. É uma zona muito procurada, e isso por si só, já desgasta a natureza. O mínimo que podemos fazer é apanhar o nosso lixo!

Coisas que deves saber antes de ires à Tailândia

10 – Sorri sempre mesmo em apuros

A Tailândia é conhecida como a terra dos sorrisos. Os sorrisos são automáticos e muito genuínos. Eles podem não entender o que queres dizer, mas vão te encarar sempre com um grande sorriso. Este comportamento corporal mantém-se durante uma negociação ou uma conversa.

11 – Mosquitos

Ao pôr do sol os mosquitos surgem em grandes quantidades e famintos! Se és como eu, e sofres imenso com as suas picadas. Protege-te com repelentes. Um produto que funciona muito bem para os afastar é a tiger balm.

Coisas que deves saber antes de ires à Tailândia

12 – Gastronomia picante

A cozinha é fantástica e variada. Esta gastronomia é baseada no arroz, ervas frescas, molho de peixe, legumes e por norma, a comida é picante e bastante apimentada. A comida picante ajuda bastante a fazer fase às altas temperaturas. Os receptores de calor fazem o corpo pensar que há um excesso de calor, e desta forma, são activados os mecanismos de regulação da temperatura do nosso corpo.

Coisas que deves saber antes de ires à Tailândia

13 – Regatear

Por norma ouvimos dizer que é necessário regatear. Porém, após ter ficado a longo prazo na Tailândia, entendi que não é bem assim. Se estiveres em zonas muito turísticas, como o centro de BangkokKhao San road, templos que façam parte do roteiro turístico, passeio às Phi Phi, é normal que tentes baixar os preços. Pois por definição, nestas zonas o preço está muito inflacionado. Todavia, se te afastares destes centros e tentares regatear, os tailandeses irão achar estranho.

Coisas que deves saber antes de ires à Tailândia

14 – Leva pouca coisa

Aquilo que costumo dizer é, faz a tua mala, e depois reduz para metade. As temperaturas estão sempre bastante altas, mesmo à noite. O ambiente não convida a grandes cuidados. Tenta andar confortável, e fresco.

Coisas que deves saber antes de ires à Tailândia

15 – Budista Muçulmanos

O Budismo é a religião predominante na Tailândia. Cerca de 95% da população é budista. A vertente do budismo é o da escola Theravada, advoga que o potencial do individuo é enorme. E insiste que o mesmo é instrumento para alcançar o nirvana.

16 – Ser branco é chique

Na Tailândia está sempre sol e calor. À semelhança de outras culturas, ter a pele morena é sinonimo de pertencer a uma classe social baixa. É comum ver Tailandesas muito brancas.

17 – A religião é notória no quotidiano / está no presente / se bom naquilo que fazes

As tarefas mais simples são realizadas com muito cuidado e método. Um dos princípios é: escolhe uma profissão, e dá o teu melhor. Este principio aplica-se desde cargos mais altos, até ao homem que faz gelados na rua.

Coisas que deves saber antes de ires à Tailândia

18 – Cuidar da família

O povo Tailandês presa muito a família, e é comum estarem juntos muitas vezes. Coisas que deves saber antes de ires à Tailândia

19 – Ladyboys

Os transsexuais são muito respeitados. A linha de raciocínio deles é a seguinte: se tu és boa pessoa, não é por seres transsexual que te tornas mau.

20 – Imagens do rei em todo o lado

É comum ver imagens do rei por todo o lado. Tanto em casas particulares como em locais comerciais. As imagens tanto estão dentro de um centro comercial direccionado para a classe alta, como num tuk tuk de rua modesto que vende street food.

Coisas que deves saber antes de ires à Tailândia

21 – Cosmética natural

A cosmética Asiática de uma forma geral é muito fascinante. Na Tailândia aquilo que mais me cativou, foi o facto de eles usarem muito produtos naturais. Coisas que deves saber antes de ires à Tailândia Coisas que deves saber antes de ires à Tailândia 

22 – Vacinas

Se partes de Portugal não necessitas de apanhar vacinas. Todavia, se fores para o norte do país já será necessário devido à febre amarela.

Coisas que deves saber antes de ires à Tailândia

23 – O rei não nasceu na Tailândia

O antigo rei Bhumibol nasceu em Cambridge, Massachusetts. Era o filho mais novo de três. Nada previa que ele fosse o próximo rei. A sua história é fascinante. Coisas que deves saber antes de ires à Tailândia

Coisas que deves saber antes de ires à Tailândia

Poderás ter interesse: Como preparar a mala das férias e Herdade do pessegueiroCoisas que deves saber antes de ires à Tailândia 

 

(Visited 145 times, 1 visits today)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.