Espiritualidade e estilo de vida

Insónia: O que fazer quando não consegues dormir

By  | 

Hi Beautis! – Insónia!

Insónia, o que fazer?!

Ter insónias é normal, nem sempre temos os ciclos acertados, não é necessário existir um motivo para termos insónias, podemos tê-las por estarmos ansiosos, preocupados, com energia a mais, ou por e simplesmente porque sim. É raro sofrer de falta de sono, mas quando tenho, tento algumas técnicas para ter sono, ou então levanto-me e vou fazer algo. Neste artigo dou-te algumas sugestões.

Insónia

1 – Concentra-te em imagens relaxantes

Tenta pensar em imagens relaxantes, lugares serenos e que transmitam paz. Às vezes temos sono mas a nossa cabeça não pára de pensar. Tenta pôr estes pensamentos de parte e visualizar locais e sons que te acalmem.

2 – Meditação

Sei bem que meditar à primeira vista parece algo super complicado. E eu concordo contigo. A nossa mente está sempre a ir buscar coisas da nossa vida e não nos deixa acalmar. Isso acontece-me muito, então procuro meditações guiadas. Existem várias na Internet, vou-te deixar aqui algumas que resultaram comigo: meditação 1meditação 2meditação 2

Insónia

3 – Usa a técnica da respiração

O acto de respirar é inconsciente, e na verdade a nossa respiração é rápida e curta. Tenta fazer uma respiração consciente e longa. Concentra-te nela, e vais ver que te ajuda a acalmar e a ter sono por consequência.

4 – Chá

Antes de ires para a cama toma um chá, a sua temperatura vai-te aconchegar, ajudar a fazer a digestão, e há algumas plantas que ajudam a ter sono, elas são: camomila; valeriana; lavanda e erva cidreira.

Insónia

5 – Preparação

Não consigo deitar-me sem tomar um duche antes. Sinto que é neste momento que toda a carga do dia saí, toda a poluição a que tive exposta, especialmente se trabalhares numa grande cidade. De seguida aplico um creme hidratante no corpo e rosto e visto um pijama lavadinho e cheiroso. Levo o meu chá para a cama e leio um pouco. De certeza que passados uns minutos terás sono.

6 – Óleo essencial

Uso óleos essenciais para diversos fins, um deles é para me ajudar a dormir. Basta aplicares uma gotinha na tua almofada e o aroma fará maravilhas. Para este fim poderás usar óleo de lavanda; cedro; bergamota; patchouli e sândalo.

Insónia

7 – Decoração neutra

É importante que o local onde descansas te convide a relaxar e a ficar tranquila. Tenta que o local seja bem arejado, evita cores muito fortes que poderão deixar-te ainda mais agitada, especialmente o laranja, que é a cor da comunicação e convida à conversa.

Espero muito que estas dicas te ajudem a ter noites relaxantes e tranquilas.
(Visited 31 times, 2 visits today)

6 Comments

  1. Kéké

    24 Janeiro, 2018 at 5:29 pm

    Essa dos óleos essenciais não conhecia! Faço meditação e efetivamente ajuda! Beijinho

    http://www.keke.pt

  2. Sara Canhoto

    24 Janeiro, 2018 at 7:33 pm

    Olá! Adorei este post, está excelente! Para mim o que resulta melhor é mesmo controlar a respiração e focar-me num coisa, num ponto, mas de olhos fechados. Normalmente resulta!

    Um beijinho*

  3. Jennifer

    22 Fevereiro, 2018 at 9:47 pm

    Que ótimas dicas que trouxe, ajuda e muito…
    Irei aderir algumas rsrs.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *