Espiritualidade e estilo de vida

Dicas para uma vida minimalista

By  | 

Hi Beautis! Dicas para uma vida minimalista!

Dicas para uma vida minimalista! Menos é mais!

Para sermos felizes precisamos de comprar o carro X, precisamos de comprar a roupa Y, precisamos de comprar o telemóvel Z, e até a marca dos nossos cosméticos são ditados pela industria da ostentação e do grande consumo. Na realidade somos umas vítimas da Publicidade, e das constantes e agressivas mensagens a que somos sujeitos todos os dias.

O intuito do mimimalismo é eliminar o excesso, potenciar e melhorar a qualidade de tempo que temos com coisas e pessoas. Evita que estejamos dispersos com o ruído e poluição em que vivemos no que se prende à nossa relação com o mundo exterior.

O sistema é capitalista, e ter actos minimalistas é quase um acto de rebeldia. É ir contra-mão, é não seguir a carneiragem, e sermos donas das nossas decisões, certas daquilo que precisamos, e pouco receptivas às tentativas das marcas. Inspira-te nestas 11 dicas para uma vida minimalista.

Dicas para uma vida minimalista

1 – Aquilo que não usas

Não tenhas pena de dares uma finalidade às coisas que não usas mais. Tenta reverter esse sentimento em algo positivo. Doa a alguém que precise, ou vende, sempre recuperas algum dinheiro.

2 – Já não és isso

Somos orgânicos, vamos mudando com as experiências de vida sobretudo. Existem objectos que já não nos representam, mas como estão intimamente relacionados com uma determinada fase da nossa vida, temos alguma resistência em mandá-los para a frente. Pensa que as coisas ficam guardadas em ti, no teu coração e na tua memória. O mesmo se aplica nas redes sociais como o Instagram, deixa de seguir pessoas que já não te inspirem.

Dicas para uma vida minimalista

3 – Um passo de cada vez

Não tenhas presa em destralhar a tua vida. Mexer nas tuas coisas é mexer no teu passado, mexer nos teus sentimentos. Por isso, é perfeitamente normal que crie alguma dor. Não sejas tão rígida contigo, mantém o foco, mas um passo de cada vez.

4 – Foi caro

Existem objectos que nunca usaste, ou que usas muito pouco, mas tens muita resistência em doar porque foram caros. Não te prendas a essas desculpas da tua cabeça. Foi caro mas não te serve de nada.

Dicas para uma vida minimalista

5 – Viver e não ter

Vivemos rodeados de pessoas que fazem o culto ao ter! Tenta ter metas intangíveis, não materiais, como viagens, lugares para conheceres, restaurantes, faz uma lista de coisas que sempre quiseste fazer e nunca fizeste. Troca coisas por sensações.

6 – Lê

Estuda sobre o minimalismo. Existem dicas maravilhosas na Internet como: casa organizada; mimimalismo na tua cozinha. Lê sobre o tema e encontra o teu ponto de equilíbrio.

Dicas para uma vida minimalista

7 – A origem das coisas

Antes de comprares pesquisa de onde vieram aquelas coisas. Sejam alimentos, roupa ou cosméticos pesquisa como são feitos e como vieram parar à prateleira das lojas. Dá prioridade a industrias que sejam justas, sustentáveis, que não testem em animais e que respeitem os funcionários e a natureza. Dá o teu dinheiro a empresas que mereçam!

8 – Faz um balanço

De vez em quando faz um balanço para reavaliar a importância das coisas na sua vida. A verdade é que estamos sempre a trazer coisas novas para dentro de nossa casa, por isso, é importante fazer esta reavaliação de tempos a tempos.

Dicas para uma vida minimalista

9 – Minimalista fora de casa

Leva estas inspirações para várias vertentes da tua vida. Recentemente fiz unsubscribe a vários e mails que recebia no âmbito de newsletter, mas que já não me interessam mais. Limpa a tua caixa do correio, cultiva os teus relacionamentos, e deixa de o fazer com pessoas tóxicas.

10 – Acumular tarefas

Não te massacres caso não tenhas conseguido concluir algumas tarefas a que te tenhas proposto. Está tudo bem caso não tenhas conseguido. Aproveita esta sensação para te organizares melhor de futuro.

Dicas para uma vida minimalista

11 – Contar para o mundo

Não tentes convencer os outros de que o teu estilo de vida é o melhor. Fica a tua, e certamente que elas vão reparar pela tua melhor qualidade de vida. Cada um vive da maneira que sente melhor.

Espero muito que tenhas gostado destas dicas para uma vida minimalista.

Poderás ter interesse: 8 mantras para a tua organização pessoal; Aplicações que te ajudam a simplificar e Dicas de decoração para mais arrumação e harmonia.

 

1 Comment

  1. Catarina Sofia

    27 Janeiro, 2018 at 11:01 pm

    Adorei as tuas dicas e já sigo algumas! Sinto-me melhor a não me prender tanto às coisas!
    Beijinho

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *