Digital influencers

Como escolher palavras chave

By  | 

Hi Beautis! Como escolher palavras chave!

Como escolher palavras chave para os teus artigos!

Escrever um artigo que entregue conteúdo relevante e de qualidade tem a sua ciência. Gostar de escrever já é uma grande ajuda, é o motor que nos impulsiona para que possamos contar algo para alguém. Quando decidimos escrever sobre algo é importante que nos organizemos para que possamos realmente entregar bom conteúdo para quem procura algo na internet.  É um dos maiores desafios de hoje para quem trabalha online. Neste artigo vou partilhar contigo como eu costumo fazer, todavia, nem sempre sigo estes passos, muitas vezes opto por falar de algo que eu quero muito, ou que vocês me pediram, e eu avanço para a criação de conteúdo sem preparação analítica.

Como escolher palavras chave

1 – Tema que gostes ou que a tua audiência pede

É crucial que sigas o teu registo, que sejas tu, e que sejas genuíno na criação do conteúdo. De certeza que tens alguma coisa para ensinar, não te foques em temas que não gostas ou que não entendes nada, só porque achas que é um tema hot!

2 – Google Adwords

Após escolheres o tema que queres abordar abre o teu Google Adwords e entra na parte de keyword planner, escreve a palavra chave sobre a qual queres escrever e analisa os resultados. Pode acontecer que haja outro termo que tenha mais procura. Opta por a que tem mais procura pois haverá mais pessoas a pesquisar sobre o tema. Não te esqueças, que neste caso haverá também mais concorrência, ou seja, mais pessoas a escrever sobre a mesma palavra chave.

Como escolher palavras chave

3 – Faz uma shortlist

Reúne alguns termos sobre a tua palavra chave que sejam sinónimos para que possas analisar qual será a melhor opção. Para conseguires mensurar e fazer esta analise, abre o google em anónimo. Faz uma pesquisa por cada palavra chave que tenhas. No topo da página do Google aparecerá o número de pesquisas feitas sobre a mesma. Costumo optar pelo termo que tem mais pesquisas. Desta forma, garantes que estarás a usar um termo que é bastante procurado na internet, e verás o teu artigo a ser encontrado por mais pessoas.

4 – Keyword Tool

Descobri esta ferramenta muito simples, e apesar de ser muito básica, ajuda realmente na escolha da palavra chave. Entra no site da Keyword tool e pesquisa o tema que pretendes abordar. Adiciona o país e língua. Nos resultados poderás perceber que temas relacionados são procurados. Muitas das vezes estas pesquisas ajudam também a ter inspiração para novos temas.

Como escolher palavras chave

5 – longtail

Vamos imaginar que vais escrever sobre palavras chave. Se optares por essa palavra chave a concorrência será enorme e o teu artigo ficará perdido nas pesquisas do Google, pois há uma multidão a usar a mesma palavra. Contudo, se fores mais específico melhorarás as tuas hipóteses. Por exemplo: como escolher a melhor palavra chave. Tenta ser mais específico, e usar correspondências, estando sempre de acordo com aquilo que estás a falar.

6 – Pesquisas inteligentes

Quando estás a pesquisar algo no Google e essa pesquisa seja uma longtail, coloca o sinal de mais (+) antes das palavras fulcrais. Assim, estamos a dar indicação ao motor de busca que essas têm mesmo de aparecer nos resultados.

Como escolher palavras chave

Em suma, é importante que agrades ao algoritmo do Google, ele está cada vez mais inteligente e perspicaz. Mas há uma técnica que te fará ter diferenciação e antecipação, a entrega genuína à tua audiência, a tua fidelidade nas palavras, e sobretudo o teu compromisso coma  tua verdade!

Poderás ter interesse: Como criar um blog e Como criar um blogComo escolher palavras chave 

 

6 Comments

  1. Ester

    7 Janeiro, 2018 at 2:25 pm

    Sempre gostei do teu blog e especialmente pelas publicações cheias de conteúdos interessantes!

    She Walks Blog

  2. Kuki Dreams

    7 Janeiro, 2018 at 10:17 pm

    adoro estes artigos… Confesso que escrevo sem regras, mas é sempre bom saber um pouco mais sobre o assunto e melhorar os posts…
    Beijinhos

  3. Ana Beatriz Pereira Martins

    9 Janeiro, 2018 at 12:10 am

    Adorei as dicas, super úteis MESMO!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/01/ootd-60-new-years-eve-plaid-bows.html

    Beijinhos ♥

  4. Ana Garcês

    21 Janeiro, 2018 at 3:33 pm

    Que dicas incríveis!
    Apesar de já as conhecer, sei que muita gente não as conhece e acaba por ser muito útil para quem lê porque explicaste de maneira simples e compreensiva!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *