Alimentação, desporto e bem-estar

Suplemento alimentar: Para que servem e qual tomo

By  | 

Hi beautis! Suplemento alimentar!

Suplemento alimentar: Para que servem e qual tomo!

A alimentação é a fonte do nosso bem estar físico e mental. É através dos alimentos que o nosso corpo se equilibra e vai resgatar os nutrientes que precisa para estar em equilíbrio. Acho uma delícia a conexão que temos com a Natureza, e quão perfeita ela é! Somos feitos de fases, tal como a lua, as estações do ano, e todas as representações da natureza.

Os produtos da época são ricos nutricionalmente, e estão intimamente relacionados com as nossas necessidades em cada estação. Se pretendemos retirar todo o beneficio dos alimentos, devemos respeitar a sua sazonalidade. Para além de serem mais baratos na sua altura, a Natureza é perfeita e sábia, oferece-nos em cada estação os nutrientes que o nosso corpo precisa. Um bom exemplo disso são as frutas do Verão, por definição são as que têm mais água, para que possamos estar bem hidratados. Em contrapartida, as frutas do Inverno são mais densas para nos proteger e ricas em vitamina C, para ajudar no combate a infecções.

Suplemento alimentar

Qual o propósito de um suplemento alimentar:

Os suplementos alimentares são complementos da nossa alimentação. A verdade é que os alimentos dão-nos tudo o que precisamos a nível nutricional, mas hoje em dia, os alimentos não têm a qualidade que deveriam, e a forma como são produzidos comprometem a sua verdadeira essência. Muitos suplementos têm os nutrientes diários necessários, e depois existem outros para situações mais específicas.

Como tomar um suplemento alimentar:

Para fazeres uma toma adequada deves sempre consultar um profissional que te ajude nesse sentido. No meu caso, existem alguns suplementos que me foram sugeridos há anos, e todos os anos faço uma toma.

Variedade de suplementos:

Uma outra área em que os suplementos alimentares são muito aplicados é com o propósito de combater o envelhecimento. Neste segmento de suplementos encontramos os antioxidantes que nos ajudam a manter as células saudáveis e previnem o envelhecimento precoce. O nosso corpo oxida, e para que possamos combater esse processo natural, podemos recorrer a frutas e legumes frescos. Todavia, nem sempre estes nos entregam a quantidade de nutrientes que precisamos. E é exactamente aqui que os suplementos assumem um papel preponderante.

De uma forma geral, os suplementos alimentares são um excelente aliado à nossa dieta. Contudo, a sua introdução deverá ser analisada caso a caso, pois, o excesso de vitaminas ou outros nutrientes poderá prejudicar a nossa saúde, nomeadamente o fígado e rins.

Suplemento alimentar

Sempre tomei suplementos, na minha família existe essa cultura instaurada! O meu pai sempre me comprou suplementos e estes dependiam das minhas necessidades, e da estação do ano em que estávamos. Sempre fui uma trinca espinhas, então o acto de tomar um suplemento ainda era mais intenso!

Já há muitos anos que tomo o Viterra Clássico multivitamínico. Todos os anos tomo duas caixas, costumo tomar na passagem do Verão para o Outono de depois na Primavera. Este suplemento alimentar ajuda-me a manter o equilíbrio de vitaminas e minerais para as exigências do dia-a-dia. A sensação que esta toma me dá, é facilmente verificada por mim. Tento estar atenta ao meu corpo, tarefa nada fácil na azáfama da nossa rotina, contudo, tento sempre respeitar o eixo de comunicação que tenho com o meu corpo. Não devemos ignorá-lo, ele dá-nos sempre sinais caso algo não esteja bem. Quando estou mais tensa e com mais trabalho, é comum sentir uma tensão nos ombros. Quando assim é, tento fazer uma pausa, parar simplesmente. Fazer uma leve massagem, mover os braços, e alongar.

Suplemento alimentar

Somos animais, e nas estações mais frias temos a tendência de ficar mais cansados e a nossa vontade de fazer uma sesta a meio da tarde é super normal! Somos natureza, e vivemos em completa comunhão com os seus ritmos, por isso, encara estes sintomas com a maior naturalidade. Nesta fase em que o corpo pede mais resguardo, costumo recorrer a algumas rotinas sazonais, como por exemplo: insisto na ingestão de frutas e legumes da época, faço sopas com muita regularidade, e de manhã faço um smoothie bem nutritivo. O Viterra é o meu parceiro de excelência, e a diferença que ele me proporciona é gritante! Logo nos primeiros dias de toma sinto-me mais activa e com mais vontade de fazer as minhas tarefas diárias. É sem dúvida algo que não prescindo, pois, para além de me ajudar a satisfazer as necessidades nutricionais que o meu corpo precisa, faz-me sentir alinhada comigo, e sobretudo, bem disposta.

Características do Viterra

É um suplemento alimentar em comprimidos, com uma combinação de vitaminas e minerais, tais como: vitamina A, C, B12, tiamina, riboflavina, niacida, ácido pantoténico, ferro. Para uma maior vitalidade, melhor sistema imunitário, proteção ocular e manutenção de ossos saudáveis.

Como fazer a toma

Tomar 1 comprimido, por dia ao pequeno-almoço, com um bom copo de água. Às vezes esqueço-me de o tomar logo de manha, então ando sempre com uma lamela comigo na mala, e se for caso disso, faço a toma à hora do almoço.

Suplemento alimentar

Dicas para uma alimentação equilibrada

1 – Inclui alimentos anti-inflamatórios na tua dieta, tais como: abacate, brócolos, couve roxa, nozes, alho e gengibre. Estes alimentos vão te ajudar a  potencializar a recuperação das fibras musculares e evitar lesões.

2 – Tenta ter uma alimentação variada. Sei bem que com a vida corrida temos a tendência de comprar sempre as mesmas coisas, tenta contrariar isso, e por vezes compra um alimento que por norma não costumes comprar, como por exemplo: leguminosas como grão e feijão, cogumelos e experimenta couves que nunca tenhas provado, a sua variedade é imensa, e tenho a certeza que vais ter agradáveis experiências do palato.

3 – Ingere entre duas e três peças de fruta por dia. Caso sejas como eu, logo de manhã no batido como mais do que isso. É rápido e eficaz!

4 – Caso comas carne e peixe, tenta reduzir a sua quantidade. Temos instaurado na nossa cultura doses demasiado grandes destes alimentos, e na realidade não precisas deles. Podes ir buscar a proteína nas leguminosas por exemplo.

Suplemento alimentar

5 – Opta pelas gorduras saudáveis, como a do abacate, óleo de coco e frutos secos.

6 – Para os típicos snacks ou lanchinhos, opta por soluções que te saciem e que sejam saudáveis, como: frutos secos; fruta desidratada; bolachas de maça; e pudim de chia.

7 – Já não coloco açúcar no café, no inicio vais sentir diferença, mas depois habituas-te. Caso seja difícil para ti reduzir o açúcar, opta por substitutos mais saudáveis, como: xilitol, stevia, açúcar de coco ou mel.

8 – Reduz os refrigerantes. Também não sou muito fã de água, então aquilo que faço para não deixar de ingerir a quantidade que preciso é: aromatizar a água com hortelã e limão, faço chás e sumos de fruta natural, como sumo de laranja.

9 – Está atenta à fruta e legumes da época. Como falámos supra, a nossa ligação à mãe Natureza é perfeita e a sua conexão é real! Assim sendo, ela dá-te aquilo que tu precisas nas várias estações do ano. Não tem muita ciência, se comprares fruta e legumes da época, para além de poupares uns trocos, pois eles serão a opção mais barata, estarás a ingerir aquilo que o teu corpo precisa!

Suplemento alimentar

Estas dicas são exactamente aquilo que eu faço, e na realidade é muito fácil ter uma aumentação saudável. Basta reduzires os açucares, os alimentos processados, beberes muita água, e munires-te de um suplemento que seja tão maravilhoso como o Viterra.

Quando vos mostrei no instagram que tomava viterra vocês fizeram-me muitas perguntas sobre ele, na altura achei muito estranho não conhecerem este suplemento alimentar, pois para mim é algo que sempre esteve presente na minha casa, pelo menos que eu saiba, já nos acompanha há três gerações. Durante o ano costumo fazer tomas de suplementos variados, dependendo das minhas necessidades e estações do ano.  Porém, o viterra é sem sombra de dúvidas o meu preferido, a sensação de bem estar é célere e notória! Nesta altura do ano ajuda-me muito com a adaptação à nova temperatura e novo ciclo.

Suplemento alimentar

Em tempos gravei um vídeo onde partilho o registo da minha alimentação, poderás vê-lo aqui, e neste outro, poderás ver o que compro quando vou ao supermercado, neste vídeo em especial, mostro aquilo que comprei no ALDI.

Poderás ter interesse: Smoothie verde rejuvenescedor; Canela previne o envelhecimento e Óleo de coco na alimentação.

9 Comments

  1. Rafaela martins

    4 Novembro, 2017 at 10:33 am

    Acho este post super útil!! Opto sempre pelos alimentos e medicação só em último caso. Sou mega fã de dicas de alimentos ajudem a melhorar a nossa saúde! Quanto a suplementos é raro tomar porque o meu metabolismo não se dá muito bem. ❤️ Continua ❤️

    • Neuza Mariano

      Neuza Mariano

      4 Novembro, 2017 at 10:38 am

      Que bom Rafaela,
      Este Viterra é maravilhoso.

      Muitos beijinhos
      MUAH*

  2. Ana Beatriz

    6 Novembro, 2017 at 3:20 pm

    Eu vi esse vídeo e adorei!! Já te sigo há imenso tempo…

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/11/inspiracao-bruna-corby.html

    Beijinhos ♥

  3. Marisa cavaleiro

    6 Novembro, 2017 at 4:38 pm

    Eu costumo tomar magnésio, para ter mais energia e vitalidade…
    xoxo

    marisascloset.blogspot.com

  4. Melissa Sousa

    7 Novembro, 2017 at 12:23 pm

    Já tomei suplementos mas neste momento já deixei, mas gostei deste post 🙂

    Beijinhos,
    Melissa Sousa
    TRENDS ALERT | WINTER PEARLS – STRADIVARIUS

  5. Tânia Silva

    7 Novembro, 2017 at 9:20 pm

    Também não conhecia esse suplemento. Só tomei quando era pequena por recomendação do médico pois estava mesmo a precisar, hoje em dia não tomo suplementos mas gostei bastante do teu post
    Beijinhos

  6. inês

    7 Novembro, 2017 at 9:24 pm

    obrigada pelo comentário <3
    excelente post, muito esclarecedor 😀

    http://www.pinkie-love-forever.blogspot.com

  7. Cláudia Mendonça

    7 Novembro, 2017 at 9:54 pm

    Quando estou numa fase de maior stress, fadiga física e psicológica tomo sempre suplementos. Porque sei que vou gastar mais do aquilo que consigo obter na minha alimentação. E é nessa fase que também me alimento menos e às vezes pior. Então reforço sempre com suplemento 🙂

  8. Filipa

    8 Novembro, 2017 at 7:55 pm

    Oh adorei o post super completo e útil! 😀
    Obrigada pelo comentário!

    http://purflefox.blogspot.pt

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *