Digital influencers

Como escrever artigos para a Internet: 11 dicas

By  | 

Hi Beautis! Como escrever artigos para a Internet!

Como escrever artigos para a Internet: dicas para escrever bons textos!

A Internet está recheada de óptimos artigos, e agora que tens um blog e queres criar conteúdo, é importante que o faças de uma forma que o google posicione bem o teu blog, e sobretudo, de uma forma que acrescente valor à tua audiência. Neste artigo partilho contigo algumas estratégias que te ajudarão a construir um post bem estruturado, útil, e apelativo para quem está a ler. Como escrever artigos para a Internet

1. Lê

Ler é crucial! Se gostas de escrever em principio gostarás de ler. Eu adoro ler, mas nem sempre foi assim. Há livros e textos que nos apaixonam e que nos prendem, mas nem sempre é assim. Se tens dificuldade em ler, procura temas que tenhas interesse, isso ajudará a que leias mais. Ler tem tantos benefícios que nem sei enumera-los, mas uma coisa podes ter a certeza, irás aumentar substancialmente o teu vocabulário.

2. Treina muito

Ainda hoje guardo os meus 13 diários! Sempre adorei escrever, era uma espécie de exorcismo de sentimentos. Escrever lava-me a alma. E agora que tenho o blog é uma tarefa muito prazerosa escrever. Se treinares a tua escrita irá melhorar naturalmente. Aconselho a escreveres à moda antiga, com papel e caneta. O ideal era teres um caderno sempre contigo, e em momentos de espera podes treinar a tua escrita.

Como escrever artigos para a Internet

3. Dicionário

É um recurso valioso! Desde cedo que o meu pai me habituou a consultar o dicionário. Muitas vezes quando eu não sabia o que determinada palavra significava, ele mandava-me logo ver este livro! Para além de aprenderes o significado das palavras, podes ver sinonimos e outras alternativas a determinada palavra.

4. Concentra-te

Foca-te naquilo que estás a escrever. Treina várias formas para que possas ter vários desafios. Agarra numa ideia e tenta escrevê-la o mais resumida possível, lembras-te dos resumos da escola? É isso mesmo! Depois, agarra nessa mesma ideia e agora explora-a, o desafio é acrescentares detalhes e pormenores.

5. Pensa no teu público-alvo

Ter um target bem definido é muito importante. Imagina quem é a tua audiência e escreve para ela. Usa gíria caso haja, usa termos que sejam familiares a este segmento de publico. Não compliques! Sê o mais natural a escrever.

Como escrever artigos para a Internet

6. Pontua os teus textos

As pessoas têm mais facilidade em ler frases curtas, porém, quando escrevemos algo mais profundo a nível de conteúdo, muitas vezes, escrevemos frases mais longas. Nestes casos, é de extrema importância que pontues os teus textos. Usa as virgulas para marcar as pausas, ou separar algumas reflexões. O texto tem de ser de fácil leitura, senão as pessoas vão sair sem ler o resto.

7. Palavras de transição

Como vimos supra, as pessoas preferem ler frases curtas, e nestes casos as palavras de transição são uma grande ajuda. Estas palavras servem para unir duas ideias, frases ou fragmentos. Algumas palavras de transição são: mas, e, porém, então, logo, afinal. Pode parecer uma dica simples, mas o uso correcto das mesmas tornará o teu texto apelativo e de fácil leitura.

8. Revê o que escreveste

A preguiça às vezes pode fazer com que lancemos um post sem antes o ter lido. É muito importante que o faças, pois vais evitar erros e frases mal construídas.

Como escrever artigos para a Internet

9. Palavra-chave

É importante que tenhas conhecimento daquilo que as pessoas procuram na internet. De nada serve escreveres conteúdo sobre um assunto que ninguém procura. Todavia, tens de ter um certo cuidado, pois há palavras chave que têm uma concorrência muito feroz, nestes casos, para aumentares as chances de teres um bom posicionamento no google, uma solução é usares keyword longtail, ou seja, em vez de escolheres como palavra chave: como escrever, alteras para como escrever para a internet.

10. Faz listas e usa sub-títulos

Quando as pessoas estão a ler um texto gostam de ver o tema abordado bem estruturado numa lista e segmentado com sub-títulos. Desta forma, estarás a facilitar o processo de leitura e de aprendizagem.

11. Links internos e externos

Para que o teu post fique mais completo faz referencia a artigos relacionados e que acrescentem valor aquilo que a tua audiência está a ler. A vantagem de usares links internos é potenciares a probabilidade da pessoa ficar mais tempo no teu blog. A vantagem de usares links externos e teres outros blogs a fazerem isso com o teu é melhorares o teu posicionamento nos motores de busca. Este termo dá pelo nome de Link Exchange e é muito vantajoso.

Como escrever artigos para a Internet

Espero muito que este conteúdo te tenha sido útil. Como escrever artigos para a Internet Como escrever artigos para a Internet

Se há algum tema em que tens dúvidas, não te esqueças de partilhar comigo que eu posso escrever sobre isso e ajudar-te!

22 Comments

  1. A Maria do Mar

    6 Novembro, 2017 at 10:22 pm

    Adorei!! Eu tenho notado uma melhoria na minha escrita com o passar do tempo. Serei a única que revê o mesmo texto milhentas vezes? ahah um beijinho Neuza

    • Neuza Mariano

      Neuza Mariano

      6 Novembro, 2017 at 10:34 pm

      Não és não fofinha!
      Ainda bem que gostaste!

      Muitos beijinhos
      MUAH*

  2. Kuki

    6 Novembro, 2017 at 10:56 pm

    Adoro estes posts.
    Escrever é algo que descobri à pouco tempo que gostava. Sinto que desde que comecei o blog melhorei um pouco e estes posts ajudam muito…
    Obrigada 🙂
    Beijinhos

  3. Graziela Costa

    6 Novembro, 2017 at 11:32 pm

    Olha boa dica do dicionário, às vezes bloqueio porque acho que estou a repetir muito as palavras e pode ser uma forma de me ajudar.

  4. Tânia Silva

    7 Novembro, 2017 at 12:26 am

    Uau que post tão profissional ! Adorei
    Beijinhos

  5. Neuza de Oliveira

    7 Novembro, 2017 at 10:07 am

    Adorei, matéria muito bem estruturada

  6. Ângela

    7 Novembro, 2017 at 11:15 am

    Excelente artigo mesmo, Parabéns 🙂

  7. Ana Beatriz

    7 Novembro, 2017 at 2:28 pm

    Adorei o post e concordo imenso contigo na parte da escrita!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/11/christmas-posts-what-should-i-do-q.html

    Beijinhos ♥

  8. Diogo Veloso

    7 Novembro, 2017 at 2:32 pm

    Excelentes dicas, vou utilizar algumas para melhorar a minha escrita.

    Beijinhos.

    https://naoqueroquefaltenada.blogspot.pt/

  9. MyWonderland

    7 Novembro, 2017 at 3:10 pm

    Excelente post! Como sempre 😉
    Fico a aguardar os próximos!
    Beijinho grande

  10. Marisa cavaleiro

    8 Novembro, 2017 at 10:29 am

    Muito importante este post, li com atenção, algumas dicas não sabia…
    xoxo

    marisascloset.blogspot.com

  11. Ana C.

    19 Novembro, 2017 at 7:26 pm

    Muito bom, obrigada pelas dicas, Neuza 🙂 sempre úteis.

    Ana C, http://www.adreamersland.com
    http://www.facebook.com/adreamersland

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *