Digital influencers

Como criar um blog: guia passo a passo

By  | 

Hi Beautis! Como criar um blog!

Como criar um blog: guia passo a passo!

Muitas vezes recebo muitas perguntas relacionadas com a criação e manutenção de um blog. Vou respondendo aqui e ali e acabo sempre por sentir muitas dúvidas da vossa parte! Em primeiro lugar fico muito entusiasmada com a vossa vontade em iniciar um projeto como este. Por isso, a partir de agora vou ajudar-vos com esta temática! Vamos começar com o mais básico, e vamos cada vez mais entrar em pormenores que circulam este tema de como criar um blog.

Como criar um blog

O que é um blog?

Desde que surgiram plataformas onde é permitido criar um cantinho teu, pessoas de todas as áreas iniciaram estes projectos nas mais variadas áreas. Na Internet podes encontrar blogues de tudo e mais alguma coisa: moda, beleza, culinária, viagens, minimalismo, lifestyle, fotografia… Basicamente um blog é um local teu na Internet. Um espaço onde tu tens toda a liberdade expressão.

Dás a utilidade que entenderes ao teu blog, podes partilhar alguma coisa que gostes de fazer, partilhar pensamentos, ou usá-lo como um suporte de negócio.

Qual a melhor plataforma?

Gostava que me tivessem ajudado nesta vertente quando comecei o meu blog em 2011, pois na altura fiz uma escolha que não foi a melhor, mas nada de grave, anos depois consegui encontrar o caminho certo. A plataforma que te poderá fornecer mais ferramentas e um aspecto mais profissional é sem dúvida o WordPress. Este sistema é open source, ou seja, desenvolvimento através de contribuições de pessoas de todo o mundo. É intuitivo e muito fácil de utilizar. Podes utilizar facilmente o WordPress sem saberes nada de programação ou design!

Na altura, em 2011, eu iniciei o meu blog no Blogger, que é um sistema oferecido pelo Google, aprendi muito, até em código eu mexi, mas passados 5 anos percebi que esta plataforma não me permitia escalar para projectos mais sérios. Então, e como nada é irreversível, fiz a migração do meu blog em blogger para o WordPress, que é este onde tu estás agora!

Para poderes perceber melhor, vou fazer uma analogia, imagina que o teu blog é o teu telemóvel, quando tens alguma necessidade instalas uma aplicação certo? O WordPress funciona exactamente da mesma forma, existem plugins de tudo e mais alguma coisa. É só instala-lo e tens uma nova ferramenta no teu blog, um bom exemplo é o e-commerce.

Como criar um blog

Como criar um blog sem gastar muito dinheiro?

Bom, podes gastar apenas uma média de 6€ por ano apenas. Aliás, podes gastar zero euros, pois há muitas plataformas gratuitas, como o WordPress e o blogger, mas aconselho-te a comprares pelo menos o teu domínio.

O que é domínio e alojamento?

O domínio é a tua morada, o teu endereço. Por exemplo, a minha morada é neuzamariano.com, mas podia ser neuzamariano.blogspot.pt

Teres um domínio significa que compraste aquela morada e mais ninguém a pode ter. Porém, na minha opinião é muito mais que isto, é um sinal que este teu cantinho é importante, e que aquela morada é proprietária.

Já o alojamento é onde tu guardas as tuas coisas, as tuas imagens e texto por exemplo. Podes usar um alojamento gratuito ou pago. Quando crias um blog, seja no blogger ou no wordpress, podes usar o alojamento fornecido por estas plataformas sem pagar nada.

Qual a diferença entre um alojamento gratuito e pago?

A diferença é muito fácil de explicar! Quando estás a usar um alojamento grátis o teu blog nunca te pertence na realidade, pois estás a usar espaço que não é teu! Se ocorrer algum problema informático, corres o risco de perder o teu blog. As regras do jogo podem mudar a qualquer momento sem teu consentimento, pois não tens nenhum controle. Já num alojamento pago estás a colocar as tuas informações num local, à partida, mais seguro. E desta forma o blog é teu, é proprietário.

Como criar um blog

Tema do teu blog

É importante que o teu blog seja um reflexo teu! Aqui vais partilhar algo sobre ti, por isso, escolhe um tema que gostes realmente. Podes ter um blog onde partilhas o teu estilo de vida saudável, onde ensinas receitas fit, e falas sobre desporto. É um tema muito procurado hoje em dia e desta forma vais ter uma audiência que te vai seguir e receber inspiração da tua parte. Porém, existem muitos mais nichos atractivos que podes explorar.

Nome do blog

Pensa muito bem no nome do teu blog. Reúne pessoas próximas e convida-as a fazer um brainstorming com a finalidade de escolher um nome que te represente e que seja de fácil decifrar por outras pessoas.

Como começar?

Simplesmente faz o login na tua plataforma e escreve! Não fiques à espera que as condições perfeitas se reúnam! Conheço muitas pessoas que ficam constantemente à espera que uma série de factores se instale, mas ao fim ao cabo nunca fazem nada, pois são perfeccionistas e isso acaba por bloqueá-las! Não deixes que isso te aconteça! Começa! Faz o teu primeiro artigo!

Não te esqueças de comentar e dar sugestões de temas que gostasses que fossem abordados nesta temática.

Como criar um blog

Espero muito que este conteúdo te tenha sido útil.

Se há algum tema em que tens dúvidas, não te esqueças de partilhar comigo que eu posso escrever sobre isso e ajudar-te!

21 Comments

  1. Guida Guardado

    25 Outubro, 2017 at 9:43 pm

    Grata pela partilha! Quando iniciei o meu blog fiquei indecisa quanto a que plataforma usar, mas acabei por escolher a wordpress e acho que fiz uma boa escolha. É bom voltar a ler certas coisas sobre como iniciar um blog, por isso achei o teu post bastante interessante. 🙂
    https://reflexoseperspetivas.blog/

    • Neuza Mariano

      Neuza Mariano

      25 Outubro, 2017 at 9:47 pm

      Que bom Guida!
      Na minha opinião fizeste a melhor escolha!
      O wordppress tem imensos plugins que te ajudam conforme as tuas necessidades!

      Muitos beijinhos
      MUAH*

  2. Joana

    25 Outubro, 2017 at 10:49 pm

    Adorei as dicas e o post em si. Muito bem organizado e com conteúdo de qualidade. Recomendas algum site para o domínio? Beijocas

    • Neuza Mariano

      Neuza Mariano

      25 Outubro, 2017 at 11:52 pm

      Olá querida Joana,
      Que bom que gostaste e que te foi útil.

      Eu tenho o meu domínio e alojamento na PTWS.
      Um grande beijinho querida!

  3. Andreia

    26 Outubro, 2017 at 10:41 am

    Adorei o post Neuza!
    Eu escolhi o blogger à uns anos e realmente não estou muito contente.. Mas nos próximos tempos penso em alterar a situação. 😉
    Beijinhos

    • Neuza Mariano

      Neuza Mariano

      26 Outubro, 2017 at 9:03 pm

      Olá querida Andreia,
      Fico mesmo feliz por te ter sido útil.
      Estive no blogger 5 anos, foi bom, aprendi muito, mas agora precisava de mais.

      Muitos beijinhos
      MUAH*

  4. Marisa Cavaleiro

    26 Outubro, 2017 at 4:51 pm

    Bom post, mesmo a propósito andei a fazer modificações no meu blog, e este artigo foi muito útil, mas já agora coloco uma questão onde é que se paga para ter um domínio? A quem nos dirigimos na net?
    xoxo

    marisascloset.blogspot.com

    Obrigada pela visita…

    • Neuza Mariano

      Neuza Mariano

      26 Outubro, 2017 at 9:04 pm

      Olá querida,
      Eu gostei muito do teu blog, está mais clean.
      Para o domínio e alojamento entras em contacto com uma empresa que faça isso, uma. Procura no google: comprar dominio

      Muitos beijinhos
      MUAH*

  5. Tânia Silva

    26 Outubro, 2017 at 11:28 pm

    Muito útil querida
    Beijinhos

  6. Angela Santos

    1 Novembro, 2017 at 10:45 am

    Gostei tanto mas tanto deste post!
    Uma das minhas principais dificuldades é saber qual o melhor caminho a seguir enquanto blogger e como melhorar e destacar-me.

    Um beijinho e muito obrigada pela partilha
    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

  7. Adriana R.

    2 Novembro, 2017 at 9:49 pm

    Excelente artigo! Recentemente comprei o meu domínio e estou muito contente. 😀
    Beijinhos

  8. Melissa Sousa

    3 Novembro, 2017 at 9:43 am

    Adorei as tuas dicas, quem me dera tê-las tido quando criei o blog 🙂

    Beijinhos,
    Melissa Sousa
    UMA MUDANÇA (MUITO) RADICAL

  9. Ana Castilho

    3 Novembro, 2017 at 3:48 pm

    Um post elucidativo e muito útil! 🙂
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

  10. Carina

    4 Novembro, 2017 at 10:14 am

    Obrigada por partilhares criei o meu blog a 1 semana e estava muito confusa criei o meu no blogger mad vou mudar com sugeriste.
    Vou deixar o nome do meu blog bora cuidar do nosso cabelo para veres se estou no caminho certo preciso de criticas construtivas

  11. Miriam Curado

    16 Novembro, 2017 at 10:49 pm

    Olá Neuza,
    Foi necessário (re)ler este artigo 4 vezes até por mãos à obra… Iniciei mais blogs do que os que posso contar e a verdade é que desanimava sempre, eu fazia um Blog, mas tinha vergonha de dizer que tinha um Blog… Até cheguei a criar “identidades secretas” para ninguém perceber que era eu que tinha escrito…
    Desta vez fiz tudo diferente! Ainda não consigo sentir orgulho no meu blog mas também não me envergonho dele, porque é o reflexo de mim ❤️
    Muito obrigada ❤️😘

    Deixo aqui o link para dares uma espreitadela se quiseres 😉

    https://vidaemtonsdesalmao.wordpress.com/

    • Neuza Mariano

      Neuza Mariano

      17 Novembro, 2017 at 12:25 am

      Olá fofinha,
      Isso é perfeitamente normal.
      Na altura que criei o blog, era comum serem anónimos.
      Fico mesmo feliz que o artigo te tenha ajudado.

      Um grande beijinho

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *