19 January, 2019 Moda, beleza e lifestyle

8 Mantras para a tua organização pessoal

Hi Beautis! Organização pessoal!

8 mantras para a tua organização pessoal!

Certamente que já deste por ti a admirar alguém por ela ter a capacidade de ter imensas actividades na sua vida, de ser activa em todas, e ainda por cima, de apresentar um ar sereno como se aquilo não fosse nada. O segredo é o planeamento e organização. Há pessoas que já têm esta capacidade bem desenvolvida, ou porque nasceram com essa aptidão, ou porque a foram desenvolvendo ao longo da vida.

Eu sou o tipo de pessoa que vive em modo acelerado, detesto programar e planear coisas. Na verdade as coisas até vão fluindo pois sou muito energética, porém, as coisas podem ser muito melhores, e trazer mais satisfação nas nossas vidas. Para isso, trago-te algumas inspirações que te vão ajudar na tua organização pessoal, vamos a elas!

organização pessoal

1 – Acorda mais cedo: A verdade é que somos animais feitos para viver durante o dia. A invenção da electricidade mudou totalmente o nosso ritmo de vida. Contudo, dormir mais cedo vai-te ajudar a ter um dia mais produtivo, e as manhãs serão mais satisfatórias. Uma hora antes de te ires deitar tenta estares longe do telemóvel, televisão e companhia. No final do dia estarás mais disponível para estares com quem mais amas.

2 – Arruma: Não sei se te acontece, mas quando estou a arrumar a minha casa, e também quando estou a conduzir, parece que a minha alma saí de mim e vai viajar. Entro num processo de pensamentos, e de organização. É quase como se fosse um sonho consciente. Teres o teu ambiente arrumado e limpo vai-te estimular a viveres melhor a tua casa, e sentirás maior conforto. Eu tenho uma agenda que me ajuda muito na organização. Em semanas mais activas, costumo usar um planner semanal, que me ajuda a ter maior visibilidade dessa semana. O meu planner é da Respiramor, podes ver aqui.

organização pessoal

3 – Planeia: São precisos apenas 10 minutos ao final do dia. Organiza o dia seguinte, e escreve aquilo que tens de fazer. Eu costumo apontar coisas simples como: comprar legumes para fazer sopa, ou pagar a factura da luz. Mesmo que sintas que não precisas de o escrever, escreve à mesma, pois inconscientemente o teu cérebro vai ficar mais relaxado, pois sabe que tens um lembrete.

4 – Regista: Desde pequena que gosto de andar com um caderno comigo, ou para escrever, desenhar, ou mesmo para me organizar. Não te preocupes que o esquema fique bonito, se ficar todo rabiscado até é bom sinal. Quer dizer que estiveste a pôr as ideias em ordem.

organização pessoal

5 – (Des) Procrastinar: Na minha opinião trabalhamos demasiado. 8 horas são demasiadas horas. E para piorar, temos de somar a estas horas, o tempo até chegar ao trabalho. Por isso, no final das contas, pelo menos 11 horas são destinadas ao nosso emprego. Assim sendo, é importante que organizes não só o teu trabalho, mas também as tuas pausas. São importantíssimas, e quando voltares ao trabalho estarás mais focada. Gosto de fazer pequenas pausas para tomar um café, para ir à rua, para conversar com um colega, depois disto o foco no trabalho será maior.

6 – O agora: Não acumules, tenta ir tratando das tuas tarefas assim que elas surgem. Se sentes que não tens tempo, tenta segmenta-las em graus de prioridade. Uma das coisas que me roubava muito tempo era passar a ferro, então mudei os meus hábitos. Quando tiro a roupa do estendal arrumo-o logo, sem passar a ferro. De manhã antes de ir trabalhar, ou mesmo de véspera, depois de ver o que vou vestir, passo-a a ferro. Na verdade, existe muita roupa que não precisa de ser passada.

organização pessoal

7 – Descansa: É crucial descansares. O teu corpo e mente precisam de desligar, para rejuvenescer e repor energias. É durante a noite que a tua pele se renova, a tua mente arruma as gavetas, enfim, é imprescindível.

8 – Respeita os teus ritmos: Este último ponto está intimamente relacionado com o primeiro. Apesar de te ter dito que somos seres feitos para viver durante o dia, a verdade é que há pessoas que funcionam muito melhor de noite. Eu sou um desses exemplos, é durante a noite que o meu foco aumenta, a minha criatividade também. Acredito que tenha a ver com vários factores, durante estas horas o telemóvel não toca e existe um silêncio que nos ajuda a concentrar. Este artigo por exemplo, foi escrito à 01:52.

organização pessoal

É assim que eu tento me organizar, e quando consigo aplicar estes mantras na minha vida, tudo corre melhor!

Espero muito que te ajude também!

Banner
Related Posts

Entrevista | Pedras e Calhaus

Hi Beautis Trago-vos uma entrevista que tive todo o gosto em colaborar com a minha querida Maria do blog Pedras e...

Instagram feelings ©

Hi Beautis É a primeira vez quer faço um post aqui no blog onde remeto emoções impressas no meu Instagram. Tenho...

Meditação: O que é, e como fazer

Hi Beautis! Meditação! Meditação: O que é, e como fazer! Um dos maiores obstáculos que tive para iniciar a fazer meditação...

11 mantras Budistas para uma vida mais leve

Hi Beautis! Vida mais leve! Mantras Budistas e uma vida mais leve! Fico fascinada com a simplicidade dos ensinamentos Budistas. Cada...

Feira da Ladra

Hi Beautis Este Sábado passado eu e o A levantamo-nos às 5h da manhã… Os meus olhos ainda estavam colados,...

Dia Internacional da Mulher

Hi Beautis! – Dia Internacional da Mulher! Dia Internacional da Mulher! Com o aparente conforto que vivemos, muitas vezes vivemos isolados...

Como encontrar felicidade nas coisas simples

Hi Beautis! Como encontrar felicidade nas coisas simples da vida! Como encontrar felicidade nas coisas simples da vida! – O poder...

Dicas para poupar nas compras

Hi Beautis! Dicas para poupar nas compras! Dicas para poupar nas compras! Os estímulos à compra são cada vez mais...

Adeus 2015, Olá 2016!

Hi Beautis! O novo ano está aí! De facto não sinto que a viragem de dia 31 de Dezembro para...

10 Coisas que te fazem feliz

Hi Beautis! Coisas que te fazem feliz! Coisas que te fazem feliz! A verdade é que a felicidade é feita...

Os Blog´s e a Transparência

Hi Beautis No seguimento do ruído que se tem ouvido sobre BLOGGER´S, trago-vos este Post. Hoje decidi pôr de parte o...

Costa Vicentina: A minha terra de coração

Hi  Beautis Hoje trago-vos um post muito feliz: As minhas férias! Desde pequena que visito e privilegio da maravilhosa Costa...

Yoga em casa: como aprendi sozinha + Aulas grátis

Hi Beautis! Yoga em casa! Yoga em casa + aulas grátis! Nem sempre temos tempo para nos dedicarmos a algumas tarefas...

Alcançar objetivos: 5 mantras para ter foco

Hi Beautis! Alcançar objetivos! Como alcançar objetivos e estar focado! Setembro, o mês do regresso à escola ou do trabalho, o...

Sintra: A alma que me completa

Hi Beautis! Já referi muitas vezes que tenho uma paixão imensa pela Vila de Sintra. Morei lá em criança e desde...

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *