Espiritualidade e estilo de vida

8 Mantras para a tua organização pessoal

By  | 

Hi Beautis! Organização pessoal!

8 mantras para a tua organização pessoal!

Certamente que já deste por ti a admirar alguém por ela ter a capacidade de ter imensas actividades na sua vida, de ser activa em todas, e ainda por cima, de apresentar um ar sereno como se aquilo não fosse nada. O segredo é o planeamento e organização. Há pessoas que já têm esta capacidade bem desenvolvida, ou porque nasceram com essa aptidão, ou porque a foram desenvolvendo ao longo da vida.

Eu sou o tipo de pessoa que vive em modo acelerado, detesto programar e planear coisas. Na verdade as coisas até vão fluindo pois sou muito energética, porém, as coisas podem ser muito melhores, e trazer mais satisfação nas nossas vidas. Para isso, trago-te algumas inspirações que te vão ajudar na tua organização pessoal, vamos a elas!

organização pessoal

1 – Acorda mais cedo: A verdade é que somos animais feitos para viver durante o dia. A invenção da electricidade mudou totalmente o nosso ritmo de vida. Contudo, dormir mais cedo vai-te ajudar a ter um dia mais produtivo, e as manhãs serão mais satisfatórias. Uma hora antes de te ires deitar tenta estares longe do telemóvel, televisão e companhia. No final do dia estarás mais disponível para estares com quem mais amas.

2 – Arruma: Não sei se te acontece, mas quando estou a arrumar a minha casa, e também quando estou a conduzir, parece que a minha alma saí de mim e vai viajar. Entro num processo de pensamentos, e de organização. É quase como se fosse um sonho consciente. Teres o teu ambiente arrumado e limpo vai-te estimular a viveres melhor a tua casa, e sentirás maior conforto. Eu tenho uma agenda que me ajuda muito na organização. Em semanas mais activas, costumo usar um planner semanal, que me ajuda a ter maior visibilidade dessa semana. O meu planner é da Respiramor, podes ver aqui.

organização pessoal

3 – Planeia: São precisos apenas 10 minutos ao final do dia. Organiza o dia seguinte, e escreve aquilo que tens de fazer. Eu costumo apontar coisas simples como: comprar legumes para fazer sopa, ou pagar a factura da luz. Mesmo que sintas que não precisas de o escrever, escreve à mesma, pois inconscientemente o teu cérebro vai ficar mais relaxado, pois sabe que tens um lembrete.

4 – Regista: Desde pequena que gosto de andar com um caderno comigo, ou para escrever, desenhar, ou mesmo para me organizar. Não te preocupes que o esquema fique bonito, se ficar todo rabiscado até é bom sinal. Quer dizer que estiveste a pôr as ideias em ordem.

organização pessoal

5 – (Des) Procrastinar: Na minha opinião trabalhamos demasiado. 8 horas são demasiadas horas. E para piorar, temos de somar a estas horas, o tempo até chegar ao trabalho. Por isso, no final das contas, pelo menos 11 horas são destinadas ao nosso emprego. Assim sendo, é importante que organizes não só o teu trabalho, mas também as tuas pausas. São importantíssimas, e quando voltares ao trabalho estarás mais focada. Gosto de fazer pequenas pausas para tomar um café, para ir à rua, para conversar com um colega, depois disto o foco no trabalho será maior.

6 – O agora: Não acumules, tenta ir tratando das tuas tarefas assim que elas surgem. Se sentes que não tens tempo, tenta segmenta-las em graus de prioridade. Uma das coisas que me roubava muito tempo era passar a ferro, então mudei os meus hábitos. Quando tiro a roupa do estendal arrumo-o logo, sem passar a ferro. De manhã antes de ir trabalhar, ou mesmo de véspera, depois de ver o que vou vestir, passo-a a ferro. Na verdade, existe muita roupa que não precisa de ser passada.

organização pessoal

7 – Descansa: É crucial descansares. O teu corpo e mente precisam de desligar, para rejuvenescer e repor energias. É durante a noite que a tua pele se renova, a tua mente arruma as gavetas, enfim, é imprescindível.

8 – Respeita os teus ritmos: Este último ponto está intimamente relacionado com o primeiro. Apesar de te ter dito que somos seres feitos para viver durante o dia, a verdade é que há pessoas que funcionam muito melhor de noite. Eu sou um desses exemplos, é durante a noite que o meu foco aumenta, a minha criatividade também. Acredito que tenha a ver com vários factores, durante estas horas o telemóvel não toca e existe um silêncio que nos ajuda a concentrar. Este artigo por exemplo, foi escrito à 01:52.

organização pessoal

É assim que eu tento me organizar, e quando consigo aplicar estes mantras na minha vida, tudo corre melhor!

Espero muito que te ajude também!

15 Comments

  1. Inês Dionísio

    21 Setembro, 2017 at 10:06 pm

    Gostei do post, boas dicas!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

  2. Ana Beatriz

    22 Setembro, 2017 at 9:04 am

    Acordar cedo é essencial porque por vezes não nos organizamos porque não temos tempos.

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/romwe-wishlist.html

    Beijinhos ♥

  3. Vânia Moreira

    22 Setembro, 2017 at 2:40 pm

    Gostei imenso do post 🙂
    Poderias fazer um sobre como organizas documentos/faturas de casa e assim? Seria-me muito útil.
    Um beijinho querida Neuza
    Vânia

    • Neuza Mariano

      Neuza Mariano

      22 Setembro, 2017 at 6:58 pm

      Posso sim Vânia, tenho uma organização muito básica.
      Preferes em post ou em vídeo?
      beijinhos

    • Vânia

      2 Outubro, 2017 at 2:09 pm

      Que linda, respondeste-me ohh *.*
      Como te for mais conveniente minha querida. Sigo-te onde quer que seja.
      Beijinho grande e uma óptima semana *

  4. Cláudia Oliveira

    22 Setembro, 2017 at 3:23 pm

    Gosto muito do post e adorei a dica do (des) procrastinar 🙂

  5. Ina Felix

    24 Setembro, 2017 at 6:41 pm

    Obrigada amiga pelas dicas, adorei <3

  6. Respiramor

    30 Setembro, 2017 at 2:54 pm

    Não diria melhor.. super simples e com dicas eficazes Neuza. Obrigada pela partilha ❤️

  7. Josi Anacleto

    2 Novembro, 2017 at 11:34 pm

    Muito boas as dicas! Preciso aprender a colocá-las em prática e sei que talvez a mais difícil seja ir dormir mais cedo. Adorei o post!
    Beijos <3

    • Neuza Mariano

      Neuza Mariano

      3 Novembro, 2017 at 1:06 am

      É um bom hábito.
      Nem sempre consigo, mas com o tempo vai lá.

      Muitos beijinhos e obrigada pela visita!
      MUAH*

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *