Espiritualidade e estilo de vida

Ansiedade: O meu testemunho e dicas para ajudar

By  | 

Hi Beautis! Ansiedade: O meu testemunho e dicas para ajudar!

Ansiedade!

Nunca me passaria pela cabeça escrever um artigo sobre este tema! Sei bem que é um mal comum hoje em dia, sofrer de ansiedade é transversal. Não escolhe faixas etárias, posição social, etnias… Enfim, se fores humano és um potencial sofredor de ansiedade. Recentemente recebi uma mensagem de uma seguidora, onde ela expunha os seus sentimentos de sofrimento, a sua angústia, a sua apatia perante a vida, e sobretudo a falta de esperança. Podes achar estranho, mas é muito recorrente receber este tipo de mensagens. Fico triste por aquela pessoa estar a passar por aquilo, mas fico feliz por sentirem em mim segurança em abrirem as suas vidas sem medos.

Entrei em contacto com ela e sugeri-lhe que ela me adicionasse ao whatsapp. Assim poderíamos falar mais à vontade, uma vez que ela estava a falar comigo pelos comentários públicos na minha fan page. Falámos imenso e eu comprometi-me que a tentaria ajudar, nunca rejeitando a ajuda médica, evidentemente. Pensei muito sobre isto, tentei perceber qual seria o melhor veiculo para chegar até ela e realmente dar-lhe uma palavra de apoio.

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

ansiedade

A forma que arranjei foi falar com ela através de um vídeo onde dei o meu testemunho real, e onde explico como superei a ansiedade. Esse vídeo poderás vê-lo, pois está no meu canal de Youtube. Bom, vou saltar a parte onde conto a minha história, pois poderás assistir ao vídeo.

Antes de avançar, queria só partilhar contigo, que na minha opinião, ter de lidar com a ansiedade é algo super natural. Nós não nascemos ensinados, senão não estávamos cá a fazer nada. Portanto, faz parte desta caminhada aprender, e experimentar ferramentas, até que encontremos aquelas que mais se adequam a nós. Tu és único.

Ansiedade

Para complementar o vídeo trago algumas ideias que te poderão ajudar, estas sugestões eu não vi em lado nenhum, e não têm nenhum suporte científico, são apenas técnicas que  resultam comigo. Espero que te ajudem.

Algumas reflexões:

— Ansiedade é não estares presente no presente, estás a ler este artigo, mas se calhar estás a pensar como vai ser, o que será. Ou estás no passado, por exemplo, pensas muito em algo que aconteceu no teu passado. Pensa que a única coisa que tu tens é o presente!

— O teu relógio interno está mais rápido do que o tempo

— Ansiedade não é um sentimento forçosamente mau, podes ansiar ser um ser melhor, podes ansiar rever aquela pessoa. A ansiedade faz-te mover! Agora, não podes que ela tome conta de ti! Tens que a disciplinar.

— Pensar: “Eu reconheço a minha ansiedade, e vou usá-la de uma forma benéfica”.

Ansiedade

Respiração consciente –  A respiração vai ajudar muito. Acalma a tua respiração e automaticamente o teu cérebro vai assumir que está tudo bem. Inspira lentamente pelo nariz durante 10 segundos. Segura durante 3 segundos e depois expira lentamente pela boca.

Auto percepção / Tenta racionalizar – Tenta entender a origem deste sentimento. na maioria dos casos vais chegar à conclusão que não tens motivos para estares assim. Por isso tenta ser prática e ajuda-te!

Ansiedade

Questiona-te, de onde vem essa angustia? Muitas vezes a ansiedade não tem um motivo, nós sentimos ansiedade e pronto! Mas há casos em que existe um gatilho que originou esse sentimento.

Fala contigo, acalma-te – Eu às vezes dou por mim a falar comigo própria. Como se tivesse uma Neuza emotiva, e a Neuza racional. E a Neuza racional dá grandes raspanetes à Neuza emotiva! Uma vez, sem dar conta, até verbalizei: “Não sejas tonta!”

Ansiedade

Pensa em coisas boas – Costumo pensar em sítios que me fazem sentir bem, ou pessoas em quem confio.

Cuida de ti – É fundamental tratares bem de ti, como eu disse no vídeo: “tens de ser tua amiga!” Quando estou ansiosa a minha tendência é deixar de comer e isolar-me. Contudo, como já trabalhei essa minha característica, hoje em dia obrigo-me a comer. Nem que seja só uma salada e um sumo. E penso para mim mesma: “Tens de cuidar de ti”.

Ansiedade

Faz algo que te estimule – Crescemos e parece que paramos de investir em nós, na nossa criatividade. Deixamos de alimentar a criança que há em nós.  Já não nos basta o ensino ser tão taxativo! Compra umas telas e umas guaches e pinta! Não sabes pintar nem desenhar? Eu também não. Mas acredita que vais gostar! Ver as cores, brincar, isso tudo vai ser fonte prazerosa.

Arrumar a casa – Verdade! É o que eu faço e resulta muito mesmo! Em vez de estar colada ao sofá, obrigo-me a levantar! Visto uns calções e uma t-shirt e lá vou eu! Ah, põe música alta! Mas uma música que te dê pica!

Ansiedade

Caminhada com Kaya – Ajuda-me tanto! Só por vê-la a saltar de felicidade por ir passear para o jardim já me põe tão feliz! Vamos as duas, ainda são uns 10 minutos até lá. Já vos mostrei este sítio em vídeo, podes ver aqui. Estar em contacto com a natureza é muito benéfico! Limpar a vista dos prédios, respirar ar mais limpo vai-te fazer bem.

Tomar chá –  Adoro chás e eles resultam! Para a ansiedade podes tomar: alecrim; erva cidreira; camomila; maracujá; lavanda e valeriana. Recomendo a loja Vita 33 para comprares bons chás e infusoes.

Ansiedade

Música – As sinfonias influenciam-nos muito. Quando tinha uns 20 anos sabem o que fazia a este respeito? Ouvia músicas que me deixavam ainda mais para baixo! Hoje faço precisamente o contrário. Porquê? Porque falei comigo e comprometi-me a tratar bem de mim. Vou-te deixar aqui algumas músicas que te poderão ajudar: Man Of No EgoSamaya – Magic Carpet RideColdplay – Paradisemorcheeba – “the sea“; Pharrell Williams – HappyFritz & Paul Kalkbrenner; Bob Marley.

Fiz este artigo com base na minha experiência pessoal. Todavia, tenho plena consciência que a gravidade da minha ansiedade foi leve. Por isso, caso estejas a viver algo mais denso, procura sempre ajuda. Ajuda entre aqueles que te amam, e claro, com os profissionais.

Uma das pessoas que me inspira muito a todos os níveis da espiritualidade é a Monja Coen , podes ver o vídeo onde ela fala de ansiedade aqui.

Poderás ter interesse em: O segredo da felicidade; Minimalismo – Como começar

2 Comments

  1. Lili Carmo

    14 Agosto, 2017 at 2:27 am

    Minha Barbie gosto tanto de ti…
    As tuas palavras dao trankuilidade… eu sofro de ansiedade e sim preciso trabalhar isso…
    Adoreii o post e o video…
    Beijinhos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *