Alimentação, desporto e bem-estar

Aloe vera na beleza e na saúde – 10 dicas!

By  | 

Hi beautis! Aloe Vera!

Aloe vera na beleza e na saúde!

Já vos falei várias vezes do meu aloe vera e das variadas utilizações que lhe dou, todavia, decidi compilar neste artigo todas as utilizações que eu conheço e dou a esta planta maravilhosa! Esta planta é bem verdinha e de textura suculenta. É uma planta fácil de tratar, não requer muita manutenção. Tenho a minha há cerca de 15 anos e dou-lhe uma pinguinha de água uma vez por semana. De resto, falo muito com ela e temos um contacto físico bastante frequente. Volta e meia corto uma folhinha para ajudar a cicatrizar uma ferida, ou porque vou fazer uma hidratação capilar ou de pele, ou mesmo para juntar o seu conteúdo ao meu batido matinal! Sim, beber aloe vera! Bem, vamos lá conhecer as variadíssimas utilizações que eu dou a esta planta tão rica!

É uma planta medicinal, ajuda no bom funcionamento dos intestinos, acalma a asma e as ulceras no estômago. O aloe vera é riquíssimo em vitaminas,minerais, antioxidantes A, C e E, vitamina B12, ácido fólico, cálcio, cobre, selénio, crómio, magnésio, potássio, sódio e zinco. Estabiliza problemas de sangue como os diabetes, ajuda com sintomas de refluxo, as suas enzimas facilitam o processo de digestão, ajuda a cicatrizar, é optimo para a boa saude das gengivas, melhora o desempenho cardiovascular e a resistência física, ajuda a eliminar as pedras nos rins, combate o stress oxidativo, e aumenta a expectativa de vida e longevidade.

Aloe vera

Como extrair o gel que está dentro das folhas do aloe vera: Corta uma folha da planta, de preferência as maiores e mais gordas, portanto as mais antigas, passa-a por água corrente. Com uma tesoura corta as bordas, regra geral esta zona tem uns picos. Depois com uma faca abre a folha ao meio, com uma colher retira toda a goma. Poderás ver como eu faço neste vídeo.

Hidratação de cabelo – Retira a goma de duas folhas grandes do aloe vera, numa tigela desfaz esta goma com um garfo, junta 4 colheres de sopa da tua máscara de cabelo habitual, junta umas gotinhas de óleo de amêndoas doces. Aplica este preparado no teu cabelo seco. Vai aplicando em pequenas mechas sempre do couro cabeludo em direcção às pontas.

Aloe vera

Beber aloe vera – O seu sabor é praticamente nulo, por isso não te preocupes com o seu sabor, ou em esconder este paladar. O que eu costumo fazer de manhã é tomar em jejum um copo de água com limão, e duas vezes por semana adiciono o aloe vera, contudo, poderás também juntar ao teu batido habitual. Esta planta tem inúmeros benefícios para a tua saúde, por exemplo: ajuda a combater constipações, ajuda na digestão e a melhorar a flora intestinal, ajuda a tratar úlceras e a acalmar irritação intestinal. Fortalece muito o teu sistema imunológico, tem imensos antioxidantes que irão melhorar muito o aspecto da tua pele. Como não como carne beber aloe vera ajuda-me muito pois tem B12. Também podes fazer xarope de aloe vera, eu nunca fiz mas encontrei esta receita caso tenhas interesse.

Aloe vera

Aloe vera e a cicatrização da pele / Uso em tatuagens – Sempre que tenho feridas aplico de imediato a goma desta planta. O aloe vera é um poderoso regenerador da pele. Tem propriedades anti bacteriana e cicatrizantes. Também funciona muito bem em queimaduras. Esta planta tem 18 aminoácido, 20 minerais, 75 nutrientes, 12 vitaminas e mais de 200 componentes activos. Quando fiz a minha última tatuagem apliquei apenas aloe vera para ajudar na cicatrização, e os resultados foram magníficos.

aloe vera

Aloe vera e a irritação do couro cabeludo – Como esta planta tem propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, vão ajudar imenso a tratar o couro cabeludo sensível. Podes aplicar o gel directamente no couro cabeludo. Faz movimentos circulares e deixa actuar durante 30 minutos, depois lava o cabelo normalmente.

Aloe vera

Aloe vera e as gengivas – Eu tenho um problema nas gengivas, elas retraem um pouco. É um bocado chato pois o dente não fica tão protegido como era suposto. Desde que comecei a aplicar o aloe vera na boca senti logo grandes melhoras. Aquilo que faço é fazer uma massagem nas gengivas com o gel.

Aloe vera

Aloe vera como detox e esfoliante capilar – A verdade é que este gel é maravilhoso! Limpa em profundidade eliminando as impurezas e células mortas. Retira a goma de duas folhas grandes do aloe vera, numa tigela desfaz esta goma com um garfo, mistura 2 colheres de sopa de açúcar mascavado. Aplica este preparado no teu couro cabeludo e faz massagens circulares. Deixa actuar 30 muitos e depois lava normalmente. Vais ver como ficas com o cabelo mais solto e mais bonito. esta dica é fantástica para quem tem o cabelo oleoso.

Aloe vera

Aloe vera acelera o crescimento do cabelo – Esta mascara irá promover o crescimento dos fios e irá hidratar muito o cabelo. Retira a goma de duas folhas grandes do aloe vera, numa tigela desfaz esta goma com um garfo, mistura 3 colheres de óleo de rícino. Aplica o preparado nos fios inclusive o couro cabeludo. Prende o cabelo e põe uma touca. O ideal será dormires com esta mascara, caso não seja possível, tenta ficar o máximo de horas com ela no cabelo. Seria ideal que repetisses este processo 2 vezes por semana.

Aloe vera

Esfoliante de aloe vera Retira a goma de duas folhas grandes do aloe vera, numa tigela desfaz esta goma com um garfo, mistura borras de café. Caso tenhas cápsulas em casa, poderás retirar o café das mesmas. Retira o conteúdo de mais ou menos 6 cápsulas. Junta 3 colheres de sopa de azeite. Mistura tudo e terás o teu esfoliante caseiro super eficaz. O café ajuda a eliminar a celulite. Caso queiras trata-la de uma forma mais concreta, vê este artigo que temos aqui no blog, e aprende a fazer o teu esfoliante de café caseiro.

Aloe vera

Aloe vera como hidratante corporal – Retira a goma de duas folhas grandes do aloe vera, numa tigela desfaz esta goma com um garfo, mistura cerca de 20 ml do teu creme ou manteiga corporal, uma colher de mel e outra de óleo de amêndoas doces ou de óleo de coco. Mistura todos os ingredientes e guarda num pote previamente lavado. Aplica nas zonas mais secas do teu corpo e deixa actuar por 20 minutos. De seguida toma o teu duche normal.

aloe vera

Aloe vera para peles secas e maduras – Esta máscara irá salvar a tua pele seca e retardar as rugas e linhas de expressão. Retira a goma de duas folhas grandes do aloe vera, numa tigela desfaz esta goma com um garfo, mistura uma colher de sopa de argila, 4 gotas de óleo essencial de lavanda e uma colher de rosa mosqueta. Envolve tudo e aplica no rosto limpo. Deixa actuar cerca de 20 minutos e depois lava o rosto.

Para terminar deixo-te este vídeo onde mostro como extraio o gel que está dentro das folhas do aloe vera, como faço a máscara de cabelo e como a aplico.

Espero muito que tenham gostado!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *