Moda

Moda circular e a sustentabilidade nesta industria

By  | 

Hi Beautis! – Moda circular!

Moda circular!

Sem dúvida um conceito que está a revolucionar a moda! A moda sempre foi uma das indústrias que mais poluía o planeta, pois cada vez mais, estimula o fast fashion e por consequência aumenta o número de compras efectuadas pelos consumidores. As roupas servem apenas para a estação em vigor, sendo que para o ano seguinte são completamente descartadas. Muitas marcas apoiaram-se nesta tendência de consumo, criando um posicionamento de mercado onde a ideia era venderem tendência de moda a um baixo custo para o consumidor.

A moda circular assenta em conceitos de sustentabilidade inspirado nos conceitos de ‘economia circular’ e ‘moda sustentável’.

moda circular

Para a Dra. Anna Brismar, do site circular Fashion é:

A moda circular pode ser definida como roupas, sapatos ou acessórios que são concebidos, seleccionados, produzidos e fornecidos com a intenção de serem usados e circularem de forma responsável e eficaz na sociedade pelo maior tempo possível na sua forma mais valiosa e, daí em diante, retornarem seguramente para a biosfera quando não mais de uso.

moda circular

Os 16 princípios da moda circular

O conceito de moda circular é constituído por 16 princípios que compreendem o ciclo completo de vida de um produto. Desde o design, selecção de matéria-prima, transporte / logística, armazenamento, marketing e vendas, até a fase de uso e fim do ciclo de vida do produto. Vejamos:

  1. Design com propósito
  2. Design com foco na longevidade
  3. Design levando em consideração a eficácia de recursos
  4. Design com foco na biodegrabilidade
  5. Design com foco na reciclabilidade
  6. Origem e produção locais
  7. Origem e produção sem toxicidade
  8. Origem e produção mais eficientes
  9. Origem e produção renováveis
  10. Origem e produção ética
  11. Oferta de serviços que apoiem o ciclo de vida dos produtos
  12. Reutilização, reciclagem e compostagem de todos os restos
  13. Colaboração abrangente entre todos os stakeholders da cadeia produtiva
  14. Uso, lavagem e conserto com cuidado
  15. Alugar, emprestar, trocar, segunda-mão ou re-design como alternativas mais sustentáveis ao invés de comprar algo novo
  16. Compras focadas em qualidade ao invés de quantidade

moda circular

A minha relação com a marca tem vindo a ficar mais constante e fortalecida. Poderia ser mais uma marca de roupa a tentar cativar o seu target com manobras iguais às outras, todavia, aquilo que me cativa na C&A são coisas simples, mas para a maioria das marcas tão difícil de conquistar. Refiro-me ao factor humano, por exemplo, a marca procura ser vertical nas suas mensagens e integra com todos os colaboradores e entidades com as quais coopera. E outro factor que me faz ficar sempre atenta às suas novidades é a sua forte vertente em responsabilidade social.

moda circular

A marca preocupa-se em ter produções sustentáveis e amigas do ambiente. À precisamente um ano, fomos a um evento da marca na Estufa Fria em Lisboa. Podem ver o vídeo aqui, e já desde essa altura fiquei muito bem impressionada com toda a cadeia de valor da marca, desde a apanha de algodão biológico e não tóxico, e a constante preocupação na sustentabilidade da marca.

moda circular

A partir de 1 de Junho de 2017, a C&A vai tornar-se na primeira loja de moda a disponibilizar t-shirts com certificação Cradle to Cradle GoldTM aos seus clientes – artigos que são tão seguros para o ambiente que podem voltar ao ciclo de nutrientes biológicos da natureza, depois de usados. A gama de t-shirts de algodão 100% orgânico foi desenvolvida com o objectivo de poder ser reciclada quando deixa de ser usada.

moda circular

Os produtos C&A certificados pela C2C são concebidos de forma natural, com produtos considerados nutrientes biológicos, concebidos para serem reutilizados, transformados em novos produtos ou convertidos em adubo de forma segura.

O lançamento destas T-shirts certificadas pela C2C é o primeiro passo de uma longa missão rumo à moda circular. O objectivo da C&A a longo prazo é ter uma oferta mais variada de produtos certificados pela C2C nas suas colecções, contribuindo assim para uma moda mais sustentável e justa.

Como é natural a C&A está muito orgulhosa por ter dado mais um passo rumo à sustentabilidade e respeito pela Natureza. Neste sentido, o blog Neuza Mariano faz questão de ser um dos canais de Comunicação a anuncia-lo. E para vos passar a mensagem da melhor forma a C&A enviou-me um press kit, que arrisco admitir que será, certamente, dos mais bonitos que recebi até hoje. O packaging está fabuloso, mas o que mais admirei foi a ideia genial da equipa que o criou. Faz um elo de ligação ao insight da ideia a comunicar de uma forma perfeita.

moda circular

A caixa é de papel reciclado e tem a seguinte mensagem: «This t-shirt is designed to be recycled». Lá dentro vinha exactamente aquilo que mencionava, uma t-shirt de algodão 100% reciclável.

moda circular

Este modelo existe em várias cores, os tons apelam à Primavera e são suaves. O que me chamou mais a atenção foi o toque do tecido, super suave e delicado. Vou deixar-vos um excerto que tirei do site da C&A acerca da importância de usar esta matéria-prima:

O Algodão orgânico – o termo oficial – tem o poder de mudar o mundo. Não só protege o nosso meio ambiente, mas também é mais seguro para os agricultores, produtores de algodão e para as suas comunidades. Isto aplica-se tanto à sua saúde como ao seu bem-estar económico. ALGODÃO ORGÂNICO faz a diferença e torna o mundo um lugar melhor.

moda circular

moda circularmoda circular

Espero que tenham gostado deste artigo. Para mim foi um desafio escreve-lo. Fiz muita pesquisa e investigação. Aprendi muito e realmente cada vez mais me consciencializo que nós consumidores, devemos apoiar marcas que se preocupam genuinamente com o nosso planeta. Temos só um, e neste caso não existe plano B.

Resta-me agradecer mais uma vez à C&A por mais uma vez ter escolhido o nosso blog para comunicar acções destas que têm tanta importância!

 

Artigos que te possam interessar: Fomos a Madrid com a C&AComo simplificar a vida, Como fazer leite de coco caseiro

1 Comment

  1. sandra

    sandra

    5 Junho, 2017 at 8:13 pm

    Olá neuza:
    Gostei muito do poste,da tua pesquisa e fico feliz que a c&a esteja nesse projecto.
    beijinhos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *