Bloggers convidados

Segredo da felicidade está em ti!

By  | 

Hi Beautis! – Segredo da felicidade

Segredo da felicidade!

Afinal o que te move? Para a maior parte das pessoas, é o desejo de ser feliz. A sociedade atual incute-nos que, se nós trabalharmos no duro para atingir os nossos objetivos, a felicidade virá. No entanto, na procura desta máxima, em vez de ficar feliz, o nosso cérebro muitas vezes interpreta e altera os parâmetros do que se assemelha e com o que se pode chamar de sucesso. Segredo da felicidade!

Ao longo das últimas duas décadas, pesquisadores em neurociência e psicologia positiva – o estudo científico da satisfação humana – aprendeu-se que a felicidade é um precursor do sucesso e não seu resultado. Mas e se uma pessoa não é naturalmente feliz? A ciência diz que é possível treinar o cérebro, a fim de criar uma verdadeira felicidade duradoura. Ao fazer isso, as pessoas podem tornar-se mais motivadas, criativas e produtivas, bem como aprender a lidar melhor com eventos de vida não planeados e recuperar de alguma falha ou tragédia de vida.

Muitos exercícios de treino cerebral envolvem reconhecer o que de bom existe ao nosso redor e ter uma perspectiva positiva sobre o futuro. Segundo os especialistas, aqueles que se concentram nestes indicadores, são mais bem-sucedidos na escola, no trabalho e suas vidas sociais.

Segredo da felicidade

“Quando o cérebro é negativo, ele divide os recursos entre o problema que estás a encarar e as emoções negativas que estás a sentir”, diz o psicólogo Shawn Achor, autor best-seller de The Happiness Advantage e Before Happiness

Esta separação tem servido um importante propósito evolutivo: a resposta de luta ou fuga, desencadeada por emoções negativas, ligadas ao stress ou uma ameaça reconhecida. No entanto, de acordo com Achor e outros, emoções negativas sufocam a criatividade e restringem a capacidade da pessoa de elencar outras soluções para o problema.

Combustível do cérebro para solucionadores de problemas

Os sentimentos positivos aumentam o número de coisas que uma pessoa pode processar, de acordo com a teoria Broaden-and-Build. As emoções positivas desencadeiam a libertação de substâncias químicas do cérebro – serotonina e dopamina – que desempenham um papel predominante na motivação e controle motor, bem como nas funções executivas como a memória, resolução de problemas, prestar atenção e pensar ao mesmo tempo sobre vários conceitos.

Segredo da felicidade

O aumento destes neurotransmissores permite que as pessoas pensem de forma mais rápida e criativa. Eles melhoram a capacidade de uma pessoa para resolver problemas e usar análise complexa. Estes químicos também ajudam as pessoas a cimentar as suas habilidades sociais, intelectuais e físicas em que mais tarde podem confiar e depender.

No local de trabalho, as pessoas positivas são frequentemente mais produtivas, exímias em posições de liderança e têm avaliações de desempenho mais elevadas. Elas são melhor ressarcidas, têm maior segurança no trabalho que executam e são menos propensas a ficarem doentes em casa. Têm 40% mais probabilidade de receber uma promoção em dois anos e são 31% mais produtivas em média do que as pessoas que são negativas, diz Achor.

Sobre treinar o teu cérebro

Já sei, já sei, tudo isto é mais fácil dizer que fazer. Mas o segredo da felicidade, especialmente depois de um evento de vida negativo, é a resiliência. Na psicologia, a resiliência refere-se à capacidade de uma pessoa para se adaptar de forma positiva às adversidades. “O cérebro é a coisa que te diz para seguir em frente“, diz Alex Dranovsky, psiquiatra e neurocientista que investiga como o cérebro codifica experiências de stress. “Se superares um desafio, é por causa dessa resiliência, apoiada por diferentes estruturas no cérebro lhe permitem fazer isso.”

Segredo da felicidade

Dranovsky diz maioria das pessoas se encontram algures no meio da escala de resiliência, mas que se pode melhorá-la. A investigação mostrou que o cérebro tem a capacidade de formar novas ligações neurais ao longo da vida de uma pessoa. Esta capacidade, chamada de neuroplasticidade, tem amplas implicações para tudo, desde o crescimento intelectual à recuperação de danos cerebrais.

O cérebro funciona como um músculo: ele fica mais forte com o treino. Quando as pessoas aprendem uma nova competência e fazem uso dela muitas vezes, trabalha-se a parte do cérebro relevante para a execução dessa mesma competência. Existem maneiras de treinar a parte do cérebro relacionada com a felicidade, levando a uma mentalidade positiva, tanto no momento como a longo prazo. Estes incluem journaling positivo, meditação, atos aleatórios de bondade e a manutenção de fortes ligações sociais.

segredo da felicidade

Dicas para treinar o cérebro

– Um método de journaling positivo é escrever três coisas novas das quais és grato, todos os dias, durante 21 dias. Isso treina o cérebro para estar constantemente à procura de algo para apreciar. Martin Seligman , que é considerado o pai da psicologia positiva, descobriu que a gratidão aumenta os níveis de otimismo, felicidade e sentimentos de satisfação com a vida.

– Actos aleatórios de bondade também treinam o cérebro. De acordo com pesquisa da Universidade de Harvard, escrever um e-mail curto para pessoas diferentes a cada dia, elogiando-os por algo específico, faz com que o remetente fique mais feliz e aumenta a sua pontuação de conexão social com a pessoa, em ambas as escalas pessoais. A conexão social é um grande fomentador da felicidade e pode resultar em benefícios de saúde que são comparáveis a quando uma pessoa pára de fumar!

segredo da felicidade

“A alegria de estar ligado a outras pessoas é realmente fundamental para quem nós somos como seres humanos, e o cérebro está poderosamente organizado no foco de apoiar essas conexões”, diz Yoni Ashar, que estuda a neurociência da compaixão, da Universidade de Colorado Boulder. “Ser ligados uns aos outros é uma importante fonte de bem-estar, saúde física, saúde mental [e] emoção positiva.”

O segredo da felicidade está dentro de nós!! Pratiquem, eduquem o vosso cérebro e sejam felizes!

10 Comments

  1. Lili Carmo

    22 Outubro, 2016 at 12:31 am

    Gosteiiii imenso do post, realmente mto interessante e importante… Koisas ke mta gente nem sabe…
    Positivismo atrai koisas boas…

  2. Carla Correia

    22 Outubro, 2016 at 5:34 pm

    Parabéns Marcos. Muito bem redigido. Um beijinho

  3. Beatriz

    22 Outubro, 2016 at 11:43 pm

    Sempre disse que para sermos felizes o segredo está dentro de cada um. Se acreditarmos que vai dar certo então vai 🙂
    Beijinhos
    http://www.beatrizcouto.com

  4. Adriana R.

    26 Outubro, 2016 at 9:22 pm

    Gostei muito! Acho que vou sem dúvida começar a apontar as coisas pelas quais sou grata diariamente 🙂
    beijinhos

  5. Benedita

    5 Fevereiro, 2017 at 2:42 pm

    Gostei mesmo muito! é muito gratificante encontrar Pessoas desse jeitinho…

  6. Emerson Borges

    21 Maio, 2017 at 5:41 pm

    Excelente post… Pena eu não conseguir praticar. Parabéns, realmente você é diferente, percebi quando conversei pessoalmente contigo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *