22 April, 2019 Moda, beleza e lifestyle

A importância do protector solar no corpo e rosto

Hi Beautis!

Protector solar

Existem inúmeras razões para gostarmos de sentir os raios solares. Por exemplo, é a luz do sol que desencadeia a produção de endorfinas – hormonas que estimulam a sensação de felicidade e bem-estar e que melhoram o sentido de humor. O sol, também ajuda o corpo a produzir Vitamina D, reforçando o sistema imunitário. Resumindo, o sol é essencial para a sobrevivência do ser humano. Todavia, é muito importante que estejamos protegidos, pois o sol causa o envelhecimento da pele.

Cada zona do corpo tem necessidades distintas, nomeadamente na pele do rosto, a zona que está mais exposta ao sol. As lesões da pele induzidas pelo sol incluem o envelhecimento prematuro, hiperpigmentação e até mesmo cancro de pele. A radiação UV, especialmente a UVA está presente de forma constante, todos os dias – tanto no Inverno, como no Verão, em dias nublados e de sol. A protecção solar do rosto, deve ser considerada como uma parte indispensável da rotina diária de cuidados da pele. Por isso, é extremamente importante dar à pele do rosto uma protecção específica e consistente ao longo do ano. Mesmo nos dias mais cinzentos, os raios UV estão sempre presentes e podem danificar a pele. Apesar da fantástica tonalidade que os raios solares podem proporcionar, não devemos esquecer que os danos são cumulativos: uma exposição excessiva aos raios UV pode provocar danos graves na pele, nomeadamente cancro de pele. Esta é a principal razão porque é tão importante aplicar protector solar todos os dias, quer o sol esteja descoberto ou encoberto pelas nuvens.

O efeito do sol na pele do Rosto

Sempre que a pele é exposta excessivamente aos raios UV, o seu DNA fica danificado, originando o envelhecimento prematuro da pele e, consequentemente, perda de elasticidade e colagénio e aparecimento de rugas e manchas de pigmentação.

O rosto, as mãos e o decote são as áreas do corpo mais expostas à radiação UV, pelo que é indispensável uma protecção específica e contínua à pele durante todo o ano. De forma moderada, o sol pode ter um efeito estimulante sobre o humor, fornece vitamina D, melhora a circulação e aumenta o metabolismo e produtividade. Contudo, a exposição excessiva é muito prejudicial, podendo causar lesões como o envelhecimento prematuro da pele, hiperpigmentação e até mesmo cancro.

A pele do rosto tem propriedades diferentes da pele no resto do corpo: é mais fina, possui células de menor dimensão; tem mais poros e, devido a um maior número de glândulas sebáceas, segrega mais lipídios. Além disso, está exposta ao meio ambiente diariamente, ficando mais susceptível aos efeitos externos, tais como o vento, o frio, o fumo, poluentes e os UVA e UVB. Ou seja, precisa ser protegida do sol com produtos especialmente concebidos para as suas necessidades.

 

Pele com tendência acneica e pele oleosa

 Mais de 80 por cento dos jovens e 40 por cento das mulheres adultas em todo o mundo sofre de acne e manchas na pele em diferentes formas.

Geralmente a acne começa durante a adolescência, juntamente com as alterações hormonais e pode persistir até à idade adulta. Há também um número crescente de adultos, especialmente mulheres, que têm acne na vida adulta. A ciência não explica exactamente por que é que algumas pessoas são mais propensas à acne do que outras. Contudo, a genética e as hormonas também desempenham um papel importante no desenvolvimento da acne. Embora não sejam a causa da acne, alguns factores podem agravar os sintomas, nomeadamente uma dieta muito rica em certos hidratos de carbono (muito açúcar e farinha branca), consumo excessivo de leite e produtos lácteos (com excepção do queijo), tabagismo, maquilhagem e produtos de cuidado da pele comedogénicos.

Apesar de não existir uma “cura” para as imperfeições da pele propensa à acne, os tratamentos médicos e não médicos, podem ser muito eficazes na prevenção da formação de novas manchas e cicatrizes. A rotina diária deve incluir um protector solar adequado para a pele propensa à acne.

 

Pele sensível e pele problemática

 A pele clara sensível, que sofre de alergia ao sol, ou tenha sido submetida a tratamentos dermatológicos é mais susceptível de sofrer com os danos causados pelo sol. A radiação UVA é diária e constante ao longo do dia. Os UVA podem passar praticamente sem obstáculos através de camadas de nuvens e podem até passar pelo vidro. Penetram profundamente na camada inferior da pele (derme) e desempenham um papel importante nos danos devido ao sol a longo prazo, como o envelhecimento prematuro da pelealergias ao sol (PLE), outras fotodermatoses, imunossupressão, danos indirectos ao DNA, nos olhos e na retina. A radiação UVB é responsável por danos graves causados pelo sol, como queimaduras solares, cancro de pele e danos directos ao DNA, bem como nos olhos e retina. A intensidade dos UVB varia durante o dia e é mais intensa ao meio-dia. Enquanto os UVA penetram profundamente nas camadas da pele, os UVB afectam a epiderme e podem causar queimaduras e danos na pele, especialmente no Verão.

 

Pele seca e atópica

A pele do rosto é uma das zonas do corpo mais importantes. No entanto, quando fica seca, pode ficar áspera e repuxada e ainda com vermelhidão, escamosa e com prurido. As principais causas externas são factores ambientais e um cuidado de rosto inadequado. Contudo, a excessiva exposição solar também pode contribuir para a pele seca. Um protector solar deve ter activos hidratantes, além de um factor de protecção solar adequado (FPS), para a reidratação a pele. É também importante que o protector solar e outros produtos de cuidado da pele usados sobre a pele seca, não contenham perfumes e corantes irritantes, especialmente quando usados na pele seca do rosto, que é mais propensa à irritação do que a pele normal.

Pele com tendência a alergia ao sol

Nem todas as pessoas podem usufruir do sol sem pensar duas vezes. As alergias ao sol assim como as reacções cutâneas induzidas pela luz aumentaram substancialmente nos últimos anos. Pensa-se que cerca de um quinto da população sofre de alergia ao sol, conhecida também como Erupção Polimorfa Solar (EPL). Os sintomas podem ser desconfortáveis e mesmo angustiantes, uma vez que podem aparecer lesões em áreas altamente visíveis do corpo, incluindo os braços e o peito.

O aparecimento de EPL pode ser evitado usando protector solar, limitando a exposição ao sol, especialmente entre as 11h-15h, e usando roupas fotoprotectoras. Os protectores solares específicos são fundamentais para aliviar os sintomas desta condição e prevenir a sua reincidência.

 

Hiperpigmentação

A hiperpigmentação ocorre quando a melanina é produzida em excesso em certas partes da pele, resultando manchas escuras e lisas, que variam de castanho claro ao preto e podem ter diferentes tamanhos e formas. As manchas de pigmentação, à semelhança das manchas de idade, são causadas pela exposição ao sol, sendo esta a causa número um da hiperpigmentação, porque é a luz solar que desencadeia a produção de melanina. A melanina actua como um protector solar natural da pele, protegendo-a dos UV prejudiciais, razão pela qual as pessoas ficam bronzeadas quando se expõem ao sol. Mas a exposição excessiva ao sol pode perverter este processo, ocorrendo a hiperpigmentação.

 

Pele de bebé e criança

No parque infantil, no jardim, na piscina ou na praia, as crianças passam muito mais tempo ao ar livre do que os adultos, ou seja, estão muito expostas ao sol. Os primeiros 18 anos de vida são responsáveis por cerca de 80% dos raios UV que atingem a nossa pele ao longo de toda a vida.

Os bebé e crianças precisam de cuidados especiais de pele. Uma protecção solar eficaz e eficiente é essencial para esta faixa etária. A pele jovem é fina e delicada e a sua função barreira é reduzida, sendo particularmente sensível aos UV. Esta sensibilidade é aumentada pelos baixos níveis de pigmentação na pele do bebé. Apenas com a sua protecção natural contra o sol intenso, a pele da criança pode começar a queimar logo após cinco minutos. A exposição excessiva aos UV e as queimaduras solares durante a infância podem causar problemas a longo prazo, incluindo melanoma e outros cancros da pele. Os danos podem ser prevenidos através de um comportamento sensato, tal como limitar a exposição e utilizar protector solar.

Nesta viagem que fiz para a Tailândia quis ter a certeza que levava protectores solares eficazes. Passar de im Inverno rigoroso para um sol escaldante não é fácil para a nossa pele. Uso sempre factor solar 50, especialmente no inicio da exposição solar. Para além deste produto ser super agradável de colocar, tem uma grande capacidade de absorção. A pele fica seca e sem resíduos de produto. Vou alternando o uso deste produto com outros protectores, mas sem dúvida, que este é um dos preferidos.

Protector solar

Protector solar

Protector solar

 

Não se esqueçam de colocar protector solar durante todo o ano. Os raios UV estão presentes de Janeiro a Dezembro!

Beijinhos.

Banner
Related Posts

NaturalWay – Cosméticos artesanais

Hi Beautis! NaturalWay! NaturalWay – A marca de cosméticos artesanais! Recentemente fui contactada por uma verdadeira fada à moda antiga. Alguém...

Saber Viver

Hi Beautis! Fico feliz por cada vez mais as marcas e empresas sensibilizarem-se para o tecido empresarial BLOGGER. Sem dúvida...

Esfoliante de coco para os lábios – DIY

Hi Beautis! Esfoliante de coco! Esfoliante de coco! Tratar de nós é um ritual, um ritual de amor próprio e...

35 cabazes, 35 vencedores

Hi Beautis! 35 anos Avon! Lembro-me perfeitamente quando o meu Professor de Marketing nos pediu para fazermos um plano de...

Cabelo Pantene 2016 vai começar!

Hi Beautis! Cabelo Pantene! Na passada Quinta-feira, Rita Pereira foi anunciada como a nova embaixadora e imagem das Ampolas Reparação...

L’ORÉAL PARIS Revitalift Cica Cream – Centella Asiática

Hi Beautis! L’ORÉAL PARIS Revitalift Cica Cream! L’ORÉAL PARIS Revitalift Cica Cream – Centella Asiática! Recentemente lançamos uma série sobre a...

Eucerin ph5 e dicas para hidratar a pele

Hi Beautis! Eucerin ph5 Eucerin ph5 e dicas para hidratar a pele! Nesta altura do ano o nosso corpo acompanha as...

Máscaras faciais naturais

Hi Beautis! Máscaras faciais naturais! Cuidados com o rosto nunca são demais. É uma zona do corpo que está sempre...

Protecção solar na Tailândia

Hi Beautis! Protecção solar na Tailândia! Após um Inverno rigoroso expus o meu corpo ao sol Tailandês. Previamente preparei-me para...

Review: Capas à prova de água da Puro

Hi Beautis! Capas à prova de água da Puro! Criar conteúdo para a internet é um desafio diário para mim....

YOUTH LAB. NOVA FRESH CLEANSING WATER

Hi Beautis! Água micelar! Existem vários produtos que nos facilitam a rotina diária. A água micelar é um deles. Sempre...

5 esfoliantes naturais para revitalizar a tua pele

Hi Beautis! – Esfoliantes naturais 5 esfoliantes naturais! As rotinas de beleza são autênticos rituais! Para além de terem um...

Passatempo Linha detox da Bio Extratus

Hi Beautis! Passatempo Linha detox! É com muita satisfação que vos trago este passatempo com a Bio Extratus. Recentemente testei a...

O grande inimigo da pele, excesso de exposição solar

excesso de exposição solar! O grande inimigo da pele, o sol em excesso. Seja qual for a sua idade, cor...

Compras | Produtos Biológicos

Hi Beautis – cosmética biológica de farmácia Cosmética biológica de farmácia! Hoje trago-vos um post muito feliz. Como sabem eu...

Comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *